Pesquisar no blog

quinta-feira, 4 de março de 2010

A estética em detrimento da ética

MULHER, CONHECIDA COMO "BÁRBIE HUMANA", CAUSA POLÊMICA AO APLICAR BOTOX EM SUA FILHA DE 16 ANOS, USANDO-A LITERALMENTE COMO "COBAIA".

Uma adolescente de 16 anos acaba de fazer história no mundo obsessivo das intervenções estéticas. O jornal Daily Mail publicou hoje a história de Hannah: a menina inglesa que começou a se submeter no ano passado, quando tinha 15 anos, a injeções de botox no rosto, aprovadas pela mãe, numa clínica na Espanha. Agora, a própria mãe aplicou uma nova leva de injeções nos músculos faciais da filha (foto acima).

A adolescente explicou candidamente à repórter: ”Eu queria colocar botox por duas razões: previne rugas e todo mundo na minha escola estava falando sobre B”.

Quem diria: botox passou a ser apelidado carinhosamente pelas adolescentes somente pela inicial…B.

Quem a levou a pensar em botox e, pior, quem aprovou, pagou e aplicou as injeções no rosto de Hannah foi a mãe, segundo o tabloide inglês.

Mães costumam ser modelos para as filhas. E esta certamente é: Sarah Burge já se sujeitou a mais de 100 procedimentos cosméticos dos mais variados níveis e profundidades, a um custo de meio milhão de libras (R$ 1 milhão 350 mil). E por isso ficou conhecida como a "Barbie Humana". Sarah trabalha com isso: é esteticista.

A filha recebeu metade da dosagem da substância normalmente administrada em adultos. Objetivo? Prevenir rugas no futuro.

Hannah hoje tenta celebrar um título mundial: depois de pesquisar na internet, viu muitos exemplos de adolescentes colocando botox aos 16 anos, mas, aos 15, ela seria a mais jovem da história… As primeiras aplicações foram no ano passado, quando era apenas uma debutante na vida – e o espelho passou a ser seu inimigo.

Seu depoimento para o jornal provoca calafrios: “Eu tinha umas duas rugas na testa e ao lado da boca, e não estava nada contente com isso. Aparência é importante para mim e não quero parecer horrorosa (ugly) quando eu tiver 25 anos. Algumas amigas me disseram que, quanto mais cedo a gente coloca botox, menos rugas a gente tem quando adulta”.

A mãe se considera especialista neste tipo de procedimento, ficou muito excitada, segundo o Mail, com a decisão da filha, e achou sensacional que Hannah tenha sido “franca e honesta” sobre seu desejo, em vez de fazer escondido.

A Barbie Humana, que tem três filhos, se orgulha muito de ter decidido aplicar, ela mesma, as injeções. “Eu seria hipócrita se dissesse não, depois de já ter feito tantas plásticas no corpo e no rosto. “Sei que muitos pais e mães ficarão horrorizados com minha atitude” – disse ela ao Daily Mail – “mas meu envolvimento direto foi uma forma de proteger minha filha de esteticistas charlatães ou inexperientes”.

Sarah, que já fez implantes na bochecha, e vários liftings e lipoaspirações, além de três plásticas no rosto, considera ter tomado uma atitude muito responsável ao assumir pessoalmente a aplicação das injeções. Mas cirurgiões entrevistados pelo tabloide ficaram chocados com a idade da menina. E alertaram para os perigos dos excessos de botox, que podem provocar paralisia nos músculos faciais.

Hannah, porém, se considera imune a esses perigos. E acha que será jovem eternamente, sem rugas e com a ajuda da mãe, sua musa inspiradora. O que você acha da história de Sarah e Hannah? A filha é o retrato de uma geração obcecada com a “beleza” e a “juventude”? A mãe agiu certo ou deveria ter proibido a filha de colocar botox, pelo menos antes de ser maior de idade? Ela pode estar usando a filha como cobaia e deveria ser punida?

Fonte: Época

NOTA: Um retrato hediondo de nossos tempos de futilidade, materialismo, culto à estética (e o completo esquecimento da ética), imoralidade e perversão das relações mais essenciais, como as de pais e filhos. Aonde chegaremos?

A Bíblia diz que Deus, vendo a loucura dos homens em construir uma torre (zigurate) "que se elevasse até os céus", com um intuito soberbo de se estabelecer como uma divindade perante a Criação, no famoso episódio conhecido como "A Torre de Babel" (Gênesis 11:4-6), confundiu a linguagem humana, estabelecendo esta que é uma barreira fundamental, cujo proposísto foi, segundo as Escrituras, um arrefecimento da índole de maldade e ambição do homem. Estamos precisando (urgente) de outra intervenção direta de Deus... pois, de fato, "não há limites para o que intentam fazer"!

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Um comentário:

picoly@bol.com.br disse...

A formação de barbies humanas
Por volta de 1800, um jovem britânico obcecado por sua aparência passa a comportar-se de forma narcisista, invejando, inclusive, a pintura de seu auto-retrato. Aquela imagem ficaria para sempre estagnada no tempo, e ele, lamentando-se, envelheceria. Eis que o destino ouve suas reclamações e acaba por atender ao pedido do jovem, que permanecerá para sempre com a mesma idade. O sonho torna-se realidade, mas a realidade estava longe de ser um sonho.
O retrato de Dorian Gray não é apenas uma ficção científica de Oscar Wilde, como também um retrato das atuais gerações. Devido à influência da mídia, a sociedade cria estereótipos de beleza e os persegue numa busca incessante e inconsequente, sem preocupar-se com coisas verdadeiramente importantes, como, por exemplo, discussões em defesa da ética.
Os mais afetados são as mulheres, mais suscetíveis à visão deturpada criada pelo capitalismo. Por estarem no foco das empresas de cosméticos, roupas e acessórios, são constantemente bombardeadas por propagandas e programas televisivos que tentam impor conceitos e padrões de beleza. O resultado é o aumento de casos de anorexia, bulimia e mortes por desnutrição, ironicamente ocorridas em países de primeiro mundo, com alta disponibilidade de alimentos.
O número de cirurgias estéticas sofreu um aumento explosivo nos últimos anos. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking desse tipo de procedimento, atrás somente dos EUA e da China. Isso diz muito sobre a sociedade brasileira, especialmente se considerar que a democracia do país carece de uma série de intervenções, quase cirurgicas, mas que ficam sempre para segundo, terceiro, vigesimo plano, relegando às classes menos privilegiadas a continuidade das más condições de vida.
Enquanto o brasileiro desperdiça tempo e dinheiro com preocupações mundanas, aquilo que é de real importancia para a sociedade, como a política do país, é tratado com negligencia. Para quem realizou 616.287 cirurgias plásticas só em 2004, a situação social do Brasil deveria encontrar-se um pouco melhor.
Das questões mais gerais, como o efeito da busca neurótica pelo corpo perfeito, até as questões mais pontuais, como a ironica relação de cirurgias estéticas em países de pouca estabilidade política e social, a exemplo do Brasil, pode-se depreender um fenômeno pelo qual o ser humano tem se submetido desde muito tempo e que tem se agravado nos últimos anos: a coisificação do homem e a conseqüente formação de barbies humanas.

Ofertas Exclusivas!!!!