Pesquisar no blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A terrível guerra contra as drogas no México

PF DO MÉXICO CORTA CERCA DE 10% DE SEU EFETIVO POR SUSPEITAS DE ENVOLVIMENTO COM O TRÁFICO

A instituição não tem uma boa imagem junto à população e foi acusada em diversas oportunidades de "corrupção". Organizações de defesa dos Direitos Humanos a denunciaram por não ter protegido suficientemente os imigrantes clandestinos que vão aos Estados Unidos após o massacre de 72 deles descoberto na semana passada próximo a San Fernando, na fronteira americana, e atribuído à gangue dos Zetas.

A Polícia Federal mexicana, na linha de frente na luta contra os cartéis das drogas, destituiu 3.200 agentes, ou seja, 10% de seu contingente, suspeitos de terem cometidos crimes ou de terem violado o regulamento, anunciou nesta segunda-feira o seu diretor. Cerca de 1.500 outros serão destituídos em uma segunda etapa, anunciou o chefe da Polícia Federal, Facundo Rosas, no momento em que a instituição tenta recuperar a sua imagem. "Pelas faltas em seus deveres previstos no regulamento, 3.200 elementos foram excluídos", declarou Rosas durante uma entrevista coletiva à imprensa. Esses agentes não passaram dos "testes de confiança", enquanto 465 eram alvos de queixas por supostos crimes.

Os policiais expulsos serão vigiados para evitar que adotem uma "conduta ilegal", acrescentou. A Polícia Federal está na linha de frente da luta contra os cartéis, com a ajuda de 50.000 militares, e contava com 34.500 agentes antes das duas ondas de destituições que correspondem a um processo em curso há vários meses. Nos últimos anos, policiais foram presos no sul do México por terem participado ativamente de sequestros. Os ajustes de contas entre cartéis e seus confrontos com a Polícia e o Exército deixaram 28.000 mortos desde a chegada do presidente Felipe Calderón ao poder, em dezembro de 2006, segundo dados oficiais.

Fonte: G1

NOTA: Oremos pelo combalido povo mexicano. Essa guerra terrível traz prejuízos enormes ao povo mexicano, que, além de tudo, tem de se deparar (e vencer) a corrupção e o abuso de autoridade das instituições que deveriam protegê-lo.

Diga NÃO às drogas!

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!