Em dez anos de medição, os indicadores brasileiros de combate à corrupção não tiveram "mudança significativa", de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Banco Mundial. Embora tenha havido uma leve melhora nas estatísticas entre 2007 e 2008, a pequena variação dentro da margem de erro significou que este avanço foi "estatisticamente insignificante", de acordo com o critério do banco. Do ano retrasado para o passado, em uma pontuação que varia de -2,5 a +2,5 - na qual os números positivos indicam os melhores resultados -, o Brasil passou de -0,21 para -0,03.
A margem de erro foi de 0,14 ponto. Dez anos atrás a pontuação do Brasil era +0,10 com uma margem de erro de 0,18 ponto. Em um outro critério de medição, os autores do estudo afirmaram que 58% dos países do mundo estão piores do que o Brasil na questão de controle à corrupção e que, no ano passado, o país estava melhor do que 52% deles. Mas, novamente, a margem de erro, que vai de 50% a 63%, indica uma variação pouco significativa. Apesar da estagnação nos indicadores, o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop, disse que, na prática, existe uma "impressão generalizada" de que o país vive um "ambiente favorável" para o combate à corrupção. "A impressão geral é de que o país tem feito avanços na última década, especialmente ao implementar instrumentos de controle e criando um ambiente favorável para ações de combate à corrupção", afirmou Diop. "Existe um saudável reconhecimento de que não há soluções rápidas e simples, mas também existe a compreensão de que esta é uma questão fundamental para a sociedade brasileira e que progressos estão sendo feitos.".
Para ler a reportagem na íntegra, clique AQUI.
NOTA: A corrupção é um câncer social, um mal que prejudica a humanidade desde que esta existe e, ao que tudo indica, continuará a existir enquanto estivermos vivendo nos moldes atuais. Oramos para que, na vinda do Senhor Jesus, profetizada pelo próprio Cristo e crida por milhões de cristãos, no mundo, tudo o que está predito seja consumado... e que no Seu Reino futuro, todas as formas caóticas de relacionamentos sociais, inclusive os que fucionam nos meandros da corrupção, sejam prontamente extintas!
Maranata! Ora vem, Senhor Jesus! (Leia o Evangelho de Lucas, cap. 21).
Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário