O vírus da nova gripe espalhou-se para cerca de 160 países e já matou cerca de 800 pessoas, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (24) pela Organização Mundial da Saúde. O balanço anterior, de três dias atrás, mostrava cerca de 700 mortos.
A agência da ONU disse que o vírus H1N1 precisa ser "acompanhado cuidadosamente" caso ele sofra mutação e se torne mais severo no inverno.
"Por enquanto, nós não vimos nenhuma mudança no comportamento do vírus. O que ainda estamos vendo é uma expansão geográfica pelos países, disse o porta-voz da agência, Gregory Hartl, em entrevista em Genebra.
A OMS, agência da ONU, declarou em 11 de junho que o mundo vive uma pandemia de gripe. Na semana passada, a agência anunciou que se trata da pandemia com a mais rápida expansão já vista, e que se tornou inútil contabilizar cada caso
NOTA: Precisamos orar e observar as orientações quanto aos cuidados para que se evitem mais contágios. Esses cuidados são simples e devem ser observados por todos. Não há motivos para histeria ou pânico, uma vez que, embora não se divulgue, há muitas pessoas que contraíram o vírus H1N1 e ficaram curados. Adquirir o vírus NÃO é sinônimo de morte, mas os cuidados devem prevalecer. Penso que, em sociedades com o sistemas de saúde mais precário, como é o caso do Brasil, não somente a negligência das instituições de saúde pública mas a inconsequência da maior parte da população são fatores que aumentam - e muito! - fatores pandêmicos.
Que o Senhor Deus tenha misericórdia de nós!
Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário