Pesquisar no blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Falsos profetas (VÍDEO) e a oportunidade de sermos os detalhes que fazem a diferença

FALSOS PROFETAS QUE ENVERGONHAM O EVANGELHO (exemplo no vídeo abaixo) - FATO QUE CONCLAMA O POVO DE DEUS A SER A ´DIFERENÇA´, ACIMA DAS GENERALIZAÇÕES



As generalizações geralmente são ruins. Este trocadilho (aliteração) proposital que fiz serve para mostrar duas coisas: A primeira é que nas sentenças que fazemos, muitas vezes não temos o cuidado necessário para observarmos as meticulosidades ou sutilezas da vida (e portanto, do pensamento) que são aparentemente sem valor, mas que podem fazer toda a diferença. A segunda é que o que foi dito na primeira também é verdade para muitos conceitos que estão até arraigados em nós, como uma "cosmovisão" pela qual observamos toda a existência. Quem é generalista é "geralmente" superficialista e inócuo. E, mediante o bombardeio de informações que se tem hoje em dia é tentador sermos superficialistas, "do contrário enlouqueceriamos", pensamos. Mas, a verdadeira loucura é subtrairmos valores absolutos (não "generalistas") de falsas verdades superficiais, posto que a humanidade adaptou-se a um criticismo que é, fundamentalmente, generalista em si. Assim, observe: "Não há ex-gays"... "Todo político é corrupto".... "O ´homem´ (todo ser humano) não vale nada".... "Todo evangélico é fanático (bitolado)"... E nestes minimalismos atuais não nos apercebemos que incorremos contra nossa própria estrutura do saber, pois é cada vez mais desconhecido o fato de que as críticas oriundas das generalizações são, geralmente, ruins de verdade.

Eis o dilema: Se se diz que "sim", esta generalização pode ser ruim. Se se diz que "não", então as generalizações não são geralmente ruins... Logo, poderíamos ser induzidos a não fazermos esta generalização, pois ela não é ruim. Mas, com isto, procuro forçar uma análise específica sobre a mesma. E isto é olhar os detalhes, as sutilezas que podem fazer toda a diferença. Um bom "depende" pode estar ecoando em seu consciente agora, mediante uma análise um pouco mais acurada. Logo, para o quê quero chamar sua atenção? Para o fato de que talvez seja muito provável que você, caro leitor, sinta-se induzido a generalizar os pregadores e tele-evangelistas responsáveis pela figura que apresento neste vídeo. Este é um exemplo do mal que, em uma sosciedade cada vez mais superficialista e menos introspectiva e reflexiva como a nossa, um vulto como este pode criar. Prejuízos à fé cristã são enormes pois vêm os escândalos. E escândalos geralmente andam de mãos dadas com a mentira (penso eu que esta é outra generalização que não é ruim).

Não vou dizer o que este indivíduo é ou o que ele represente em si mesmo. Deixo isto por sua conta. Posso dizer, porém, o que ele não é e o que não representa (apesar de vermos tais práticas e gestos multiplicarem-se): Ele não é um representante verdadeiro do Evangelho de Cristo Jesus, nem representa em coisa alguma qualquer benefício autêntico da Igreja, a agência de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, na terra. Ele não é um Pastor de verdade; não é sério; não tem sustentabilidade escriturística; não é idôneo; não liga de verdade para as pessoas; não comunga de qualquer valor prezado pelo Senhor Jesus, registrado na Bíblia. Mas, se você se perguntar, e a si mesmo responder, após ver o vídeo: "Quem é que liga?... Ninguém. E muitos ou todos não são assim? Uns mais, outros menos... Mas, hoje está tudo assim. Quem liga?...". Permita-me dizer que isto é uma generalização.. e, neste caso, ruim. Há quem ligue, se manifeste, argumente, defenda, reaja, se levante em prol do Reino. Mesmo que ninguém "veja" ou que se tente reduzir sua influência, tais podem ser os detalhes que farão toda a diferença. Você e eu podemos ser alguns destes. Basta que caminhemos firmados naquele que pode, de detalhes, fazer a diferença!! Oremos, pois, por estas diferenças.

Obs.: Este vídeo está circulando na Internet há algum tempo. Há alguns comentários ao fim do vídeo que não são de nossa autoria. Não concordamos, necessariamente, com todos os pontos dos comentários feitos ao fim do vídeo.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!