A revista Eclésia (ano 11, ed. 120) traz a reportagem de capa "Para eles, Deus deve morrer!", com o subtítulo "Movimento ateísta cresce em todo o mundo e conquista adeptos até mesmo em países de forte tradição cristã". No texto do jornalista Marcos Stefano, são mencionados e entrevistados especialistas e estudiosos ateus e teístas (num exemplo meio raro de bom jornalismo, quando o tema é fé ou a falta dela). Um deles é o professor Paulo Romeiro, do Departamento de pós-Graduação em Ciências da religião da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Ele aponta um dos fatores de crescimento do ateísmo e do secularismo na sociedade atual:
"É algo duro de aceitar, mas real. As igrejas brasileiras perderam seu conteúdo, trocaram a pregação pelo entretenimento, e o refletir, pelo sentir. Sem falar nos sucessivos escândalos, que têm feito com que um número grande de crentes não apenas abandone a igreja, mas a própria fé."Outro entrevistado, o Dr. Rodrigo Pereira da Silva, professor do Centro Universitário Adventista, faz coro com o professor Paulo e propõe alguns desafios:
"Estamos enfrentando uma guerra intelectual para a qual não estamos preparados. ... Primeiro, temos que arrumar a própria cozinha. É necessário repensar as universidades evangélicas, que vêm sofrendo uma progressiva secularização. Disciplinas como apologética, a verdadeira defesa da fé, foram jogadas para escanteio e perderam a importância. Depois, precisamos nos conscientizar de que nossos jovens não estão preparados para o debate e para o ambiente secular universitário. Esse é o ambiente mais atacado pelos sem-religião e ateus."Fonte: Michelson Borges
Vídeo de palestra do Prof. Adauto Lourenço sobre Design Inteligente
Abaixo, parte de uma palestra dada por Adauto Lourenço, um dos ícones defensores da teoria do Design Inteligente. Bem, inteligentes são sua abordagem e a exposição específica de algumas "brechas" no darwinismo naturalista tradicional, que são "tapadas" grosseiramente pelos livros de História dos cursos regulares de ensino médio e superior. Se você se interessa pelo debate Teísmo x Ateísmo, o vídeo é imperdível.
O vídeo completo está há algum tempo no Youtube, e foi dividido em 4 partes (há também outrsa palestras de Adauto, sobre outros assuntos cujo cunho é Criacionismo). Este que aqui apresento é a parte 2.
Para ver a "parte 1", clique AQUI
Para ver a "parte 3", clique AQUI
Para ver a "parte final", clique AQUI
Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo
Para ver a "parte 1", clique AQUI
Para ver a "parte 3", clique AQUI
Para ver a "parte final", clique AQUI
Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo
6 comentários:
Oi irmão na fé!
Sou um rapaz de Portugal e estou tentando encontrar o contacto do professor adauto lourenço...
será que você sabe onde arranjar ele? Me responda por favor para: marcossabinoferreira@gmail.com
Paz
Olá!
Não creio que nós, ateus, queiramos ver deus morto, posto que não acreditamos em nenhum deles. Tenho certeza que tirando uma boa pá de extremistas, comuns nos dois lados, a maioria de nós é bastante razoável e tolerante com o credo alheio. Pense como se fosse a mesma indiferença que um torcedor de um time tem pelo qual você torce.
O que talvez inflame as discussões são as muitas vezes em qua a religião rege ditames particulares em escala mais abrangentes que seus fiés, como a não secularização da política, doutrinamento infantil e guerras movidas pelas diferenças ideo-religiosas ao longo da história.
Quanto à capa da Eclésia achei tão sensasionalista quanto uma Superinteressante ou Galileu, as mais populares revistas científicas brasileiras. É patente que a linha editorial da primeira é guiada pelas linhas editorias das posteriores.
O conhecimento é o inimigo de todas as religiões e a melhor amiga é a ignorância.
O conhecimento é o inimigo de todas as religiões e a melhor amiga é a ignorância.
St. Artur Eduardo, você está absolutamente correto, exceto em achar que é uma coisa ruim.
Movimento ateísta cresce em todo o mundo e conquista adeptos até mesmo em países de forte tradição cristã
Isso é magnífico! Abaixo a inocência!
Postar um comentário