Pesquisar no blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Ex-prefeito de Roma quer ´organismo que reúna todas as religiões do mundo´

EX-PREFEITO (E ATUAL CANDITADO ÀS ELEIÇÕES PARLAMENTARES) DE ROMA, AFIRMOU QUE GOSTARIA QUE HOUVESSE UM EDÍFICO NA CIDADE, CUJO PROPÓSITO FOSSE SEDIAR UM ´ORGANISMO QUE REUNISSE TODAS AS RELIGIÕES DO MUNDO´


Walter Veltroni, que renunciou ao cargo de prefeito de Roma na última quarta-feira para concorrer às eleições parlamentares de abril, disse que gostaria que Roma tivesse um organismo que reunisse todas as religiões do mundo. "Gostaria que em Roma pudesse surgir um edifício, um 'United Religions', onde pudessem conviver todas as religiões do mundo, onde pudessem dialogar e compreender-se. Nunca falei sobre isso mas já conversei com o secretário geral da ONU e com o papa Bento XVI", disse Veltroni a jornalistas. "O papa Bento XVI gostou da idéia, assim como o secretário da ONU", acrescentou.

Fonte: ANSA Latino-América

NOTA: Talvez estas declarações tenham um objetivo ´termômetro´, isto é, medir a repercussão de algum plano entre a ONU e a ICAR. Que o ´diálogo´ é o objetivo de alas tidas por ou moderadas ou liberais de vários segmentos religiosos, é sabido desde primórdios do século XX. Contudo, precisamos estar atentos a isto. A mistura de religiões tenderá à criação de algum ´órgão regulamentador´ que, por fim, suprimirá as partes para o ´interesse´ do todo. Isto significa que as características religiosas tenderão a dar mais e mais espaço para um regime ou sistema que enalteça o quê faz com que as religiôes se assemelhem. Estes aspectos, porém, são triviais em quaisquer religiões, o que tenderá a fazer com as gerações futuras vivam, por fim, uma religião secular; tempo este que os valores das religiões serão tidos por heranças culturais apenas. Isto será, sim, o fim das religiões, para a implementação de algo que tome o seu lugar. O cristinismo não deve ser visto como uma religião, pois religião é "uma tentativa do homem de se religar à divindade", enquanto no cristianismo Deus se religa ao homem. Não há uma religião humana, no cristianismo (no sentido mais etmológico da palavra), mas uma religião divina, se é que podemos afirmar assim.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!