Pesquisar no blog

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Dengue: Números, no Brasil, impressionam. Também impressiona o (eterno) descaso dos governos...

ATENÇÃO: DENGUE ´ESPALHA-SE´ POR TODO O BRASIL, E O PAÍS INTEIRO CORRE RISCO DE EPIDEMIA. ABAIXO, VEJA VÍDEO DE UMA REPORTAGEM COM IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE A DENGUE HEMORRÁGICA. VEJA TAMBÉM OS NÚMEROS DA DOENÇA EM VÁRIOS ESTADOS


Quando se fala em dengue, muita gente logo pensa no Rio de Janeiro, mas o mosquito que transmite a doença também é problema em outros estados. Em Pernambuco, as larvas do Aedes aegypti mosquito proliferam até atrás das geladeiras.

Na periferia do Recife, em um campo de futebol alagado, há a presença constante de larvas e nuvens de mosquitos. “A dengue está ali, pode ver”, diz um senhor. Em vistorias, a Vigilância Sanitária encontra terrenos cheios de sujeira, com recipientes que acumulam água. Dentro de uma casa, há uma situação inesperada: larvas do mosquito da dengue foram encontradas atrás da geladeira, dentro da bandeja que fica em cima do motor.

O local é sombreado, é tranqüilo e, além do mais, tem uma temperatura agradável por conta da temperatura do motor. É uma coisa que tem sido muito pouco divulgada e é uma situação nova que a gente tem se deparado nas casas”, alerta a médica veterinária Nara Arruda.

Filas nos hospitais
Os casos de dengue estão fazendo aumentar a procura pelas emergências dos hospitais da Região Metropolitana do Recife. O resultado são filas enormes e corredores congestionados.

A superlotação causa lentidão no atendimento. Pacientes reclamam da falta de estrutura e da dificuldade de se fazer exames. O estado de Sergipe também enfrenta uma epidemia de dengue. Já foram confirmadas sete mortes.


Governo do Rio de Janeiro é multado por não abrir mais postos
No dia em que o número de mortos da dengue (no Rio - grifo nosso) subiu para 54 somente no município do Rio de Janeiro, a juíza Regina Coeli, da 18ª Vara Federal, decidiu aplicar uma multa de R$ 10 mil no secretário municipal de Saúde do Rio, Jacob Kligerman, por conta da não abertura dos postos 24 horas.

Segundo a assessoria da Justiça Federal, o valor vai ser descontado direto do contra-cheque do secretário e revertido para o Fundo de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais.

No primeiro fim de semana de validade da decisão, apenas 7 dos 145 postos de saúde ficaram abertos dia e noite. A Procuradoria Geral do Município informou que não foi oficialmente notificada e por isso não vai se pronunciar.

Números da dengue
Segundo o último balanço oficial da Secretaria municipal de Saúde divulgado nesta quinta-feira (17), 55.453 pessoas contraíram dengue neste ano. Em menos de quatro meses, a dengue já matou 89 pessoas em todo o estado.

CLIQUE AQUI PARA VER A REPORTAGEM (CE)

O último balanço divulgado pela Secretaria estadual de Saúde mostra que, até quarta-feira (16), foram confirmados 93.498 casos da doença no Rio. Outras 91 mortes ainda estão sendo investigadas.

Depois da capital, os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Paracambi, na Baixada Fluminense, São Gonçalo, na Região Metropolitana, Angra dos Reis, no Sul Fluminense, e Miguel Pereira, no Centro-Sul Fluminense, são os que concentram os maiores números de vítimas fatais, segundo o governo.


Sergipe registra a 7ª morte por dengue hemorrágica

Sergipe registrou a sétima morte por dengue hemorrágica neste ano. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Em todo o ano passado, foram registrados 418 casos da doença no estado e nenhuma morte por dengue hemorrágica. A Secretaria da Saúde teve 4.836 notificações da doença em 2008.De acordo com o governo do estado, Aracaju e outras 18 cidades enfrentam uma epidemia.


Casos de dengue hemorrágica aumentam 1000% no Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte está em estado de alerta máximo na saúde
. O número de casos de dengue hemorrágica aumentou 1.000% em relação ao mesmo período ano passado. Já são 453 casos de dengue hemorrágica, com 21 óbitos. "A situação é muito grave. Estamos com 15 municípios onde já se configurou epidemia de dengue", destacou o secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti.

O problema da dengue não se resume apenas ao tipo hemorrágico. O número de notificações do caso clássico cresceu 200% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 12.317 casos. A situação mais grave está na região da Grande Natal, onde foram registrados metade dos casos notificados em todo Estado. A prefeitura de Natal decretou estado de emergência devido à epidemia de dengue. A Secretaria Municipal de Saúde abrirá processo seletivo para a contratação de médicos e agentes de saúde.

A preocupação é que o número de vítimas no Rio Grande do Norte seja ainda maior do que o registrado. A Secretaria Estadual de Saúde admite que ocorre uma subnotificação, onde os médicos e pronto socorros de hospitais da rede estadual ainda não estão preenchendo o formulário da notificação dos casos suspeitos da doença. "Desde o início do ano, esta tem sido a grande luta da secretaria junto às unidades hospitalares de todo o Estado, inclusive é a principal cobrança nas reuniões com os secretários municipais", diz Cavalcanti.


Cidades alagoanas confirmam epidemia
Secretaria de Saúde de Alagoas confirmou epidemias de dengue nas cidades de Palestina e Craíbas. Na Paraíba, o governo lançou uma campanha de prevenção da doença.

O Sertão é a região mais castigada pela dengue na Paraíba. Em Patos, quase 400 casos já foram confirmados.

Dandara Barros, de 10 anos, nunca tinha contraído a doença. Logo da primeira vez, foi vítima do tipo mais perigoso, o hemorrágico.

Saiba mais
A Secretaria de Saúde da Paraíba já confirmou 12 casos de dengue hemorrágica. Na semana passada, uma criança de 4 anos morreu por causa da doença. Para combater a dengue no estado, 400 agentes de saúde foram contratados em caráter de emergência.

Uma campanha foi lançada nesta quinta-feira para conscientizar a população sobre a importância aos focos do mosquito. Um batalhão de combate visitou as regiões mais críticas da cidade, nesta quinta-feira. Agentes de saúde, bombeiros e homens do Exército coletaram sangue e orientaram os moradores.

Flagrante
Em Arapongas (PR), um homem foi preso acusado de por em risco a saúde da população. Ele reciclava pneus usados e os restos de borracha eram despejados num terreno a céu aberto, onde foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue.

Segundo a polícia, ele foi notificado várias vezes por agentes de saúde, mas não tomou as providências.


Crianças concentram 10% dos casos de dengue em Belo Horizonte
Dos quase 1.400 casos de dengue confirmados em Belo Horizonte, cerca de 10% são em crianças com idade inferior a 14 anos. E os médicos alertam: os pais devem redobrar a atenção, já que o diagnóstico infantil é mais difícil. "Até os 6, 7 anos, pode existir uma dificuldade maior [de diagnóstico] por causa da dificuldade maior de comunicação e de expressão dos sintomas por parte da criança", disse o médico Antônio Carlos Toledo Júnior. De acordo com ele, repelentes, mosquiteiro e roupas compridas podem ajudar na prevenção da doença.

Saiba mais
Em uma escola que abriga meninos e meninas de até 9 anos, a rotina já mudou. Os alunos têm aulas sobre a doença e o mural mostra recados e orientação de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. "Não pode deixar água parada senão ele [mosquito] bota muitos ovos", diz um estudante.

A Região Nordeste registra quase 70% dos casos de doença na cidade. Nesta terça-feira (8), logo cedo, já havia fila na porta do posto de saúde. A maioria das pessoas reclamava dos sintomas da doença. Entre os pacientes, estavam muitas crianças.

Fontes: G1, Terra

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!