Pesquisar no blog

quinta-feira, 12 de junho de 2008

´Tradição cultural´ é motivo de horror, na Índia

FAMÍLIA DE ESPOSA NÃO PAGA ´DOTE´ DA FILHA AO SEU MARIDO . RESULTADO: INSATISFEITO, O MARIDO AMARRA SUA MULHER E SEUS DOIS FILHOS E OS QUEIMA VIVOS



Um marido insatisfeito com o dote recebido é suspeito de queimar vivos a mulher e seus dois filhos em Bihar, na Índia, informou nesta quinta-feira uma fonte policial citada pela agência EFE.

Foto de um típico casamento de famílias mais abastadas, na Índia. Neste tipo de cerimônia, a suntuosidade é marca registrada. Os adornos de ambos são feitos de ouro. (Afirma-se que, apesar da extrema pobreza, a Índia gasta cerca de 1,5% de todo o PIB do país com jóias. Fonte: Veja On-line).

Rajiv Singh amarrou as vítimas a uma cama, derramou querosene sobre elas e colocou fogo. Os cadáveres, da mulher e das crianças de quatro e sete anos, foram encontrados pela polícia. O pai da vítima, Parshu Ram Singh, acusou seu genro de ter matado a filha depois que sua família não conseguiu satisfazer as expectativas de pagar o dote ao noivo. Segundo a polícia, o suspeito continua desaparecido.

Na Ínida, a família da noiva deve pagar um substancioso dote ao noivo no momento do matrimônio, seja em forma de jóias, dinheiro ou bens de consumo. As famílias pobres que querem casar suas filhas costumam juntar dinheiro durante anos. O pagamento do dote foi proibido formalmente no país em 1961, porém segue em uso, inclusive entre as classes mais abastadas.

Fonte: Terra

NOTA: É chocante, mesmo. Contudo, isto é a ponta do iceberg. Dezenas, senão centenas de casamento na Índia são desfeitos por causa deste e de outras práticas culturais. A Índia, o segundo país mais populoso do mundo, com mais de 60% de sua população na miséria absoluta, ainda concentra práticas que denigrem o aspecto humano: As mulheres, em várias regiões, são valorizadas por terem os pés pequenos. Isto faz com que elas sejam escolhidas mais cedo e, como o caro leitor já deve ter se apercebido, o casamento pode ser um "negócio" muito lucrativo, para ambos os lados (não somente para o noivo, mas para a noiva também). O que fazem algumas famílias: Mantém os pés de das meninas em calçados bem apertados, para o que o desenvolvimento dos mesmos seja intenrrompido, e ela permaneça com os pés pequenos. Isto pode causar uma série de problemas, mas esta e outras práticas estão tão arraigadas ao imaginário popular que, atualmente, ninguém praticamente se preocupa com a dignidade humana, na verdade tão ausente de muitos países do Oriente, em especial os mais avessos ao cristianismo. No norte da África, onde estão alguns dos países islâmicos mas radicais do mundo, ainda hoje é comumente praticada a circuncisão feminina. Isto consiste em retirar-se o clitóris da mulher para que ela não sinta qualquer tipo de prazer nas relações sexuais. O fato da mulher, por exemplo, sentir prazer no sexo pode ser considerado uma ´ofensa´ para muitos líderes tribais com crenças islâmicas missigenadas à crenças animistas. E isto é algo que pouquíssimas pessoas no resto do mundo sabem. Em nome de uma ética internacional de valor altamente duvidoso, assassina-se, por exemplo, o direito humano à defesa, à informação, à liberdade, ao raciocínio crítico independente. Isto sim é um tipo de extremismo deveras perigoso. Quem cala os homens não demorará muito para começar a oprimí-los.

E se você acha que esta questão do ´dote´, na Índia, noticiado pelo Terra foi um ´fato isolado´, peço-lhe que leia, clicando AQUI.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!