Pesquisar no blog

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Analisando o ´evolucionismo teísta´

PROPONENTE DO DESIGN INTELIGENTE COMENTA LIVRO SOBRE ´EVOLUCIONISMO TEÍSTA´



Only a Theory - Keneth MillerKenneth R. Miller, professor de biologia na Universidade de Brown, escreveu um novo livro Only a Theory: Evolution and the Battle for America’s Soul (Apenas uma Teoria: A Evolução e a Batalha Pela Alma Americana), no qual ele defende o darwinismo, ataca o design inteligente, e defende uma Evolução Teísta (definida algo como "Deus usou a evolução darwiniana para fazer a vida").

Em tudo isto, é em grande medida uma recorrência do seu anterior livro publicado há mais de uma década,
Finding Darwin's God: A Scientist’s Search for Common Ground between God and Evolution (Encontrando o Deus de Darwin: A Procura de Um Cientista Por Terreno Comum Entre Deus e a Evolução). Então se você leu este livro, você terá uma ideia muito boa do que fala 90% do novo livro.

Para as pessoas que pensam que uma ratoeira não tem complexidade irredutível porque parte dela pode ser usada como um pisa-papeis ou como um clip, e por isso, poderia facilmente evoluir por obra do acaso, Miller é o seu homem. Apesar das dúvidas de muitos biólogos evolutivos - talvez da maioria - em relação ao poder do mecanismo darwiniano, para a imaginação fácil de Miller a evolução de um sistema complexo através do acaso mais selecção é canja, e os intermediários encontram-se por trás de toda a porta. Um devoto mais puro do pensamento Darwinista seria difícl de encontrar.

Fonte: Design Inteligente

Michael J. Behe. Bioquímico. Conservador do método científico, defensor do Design Inteligente como teoria cientifíca, não busca dogmas religiosos como respostas às perguntas que permanecem. Mas argumenta que as máquinas biológicas têm que ter sido planejadas - seja por Deus ou por alguma outra inteligência superior, mas estas mesmas, denotam sinais de inteligência na estrutura, evidenciando que foram essencialmente criadas por uma inteligência, e não evoluídas por meras obras do acaso. É autor do livro "A Caixa Preta de Darwin: Desafio Bioquímico À Teoria da Evolução".

NOTA: Recomendo, além do livro de Behe, o livro "Criação e Evolução: Três Pontos de Vista" (foto), da Editora Vida. O livro aborda os seguintes temas:

  • É possível conciliar uma “terra jovem” com um Universo que existe há bilhões de anos?
  • As evidências científicas apontam para um Deus que projetou o Universo e a vida em toda sua complexidade? Ciência e teologia podem atuar em harmonia?
    Criação e evolução analisa as três diferentes linhas de pensamento sobre esse tema palpitante:
  • Criação recente, ou terra jovem;
  • Criação progressiva, ou terra antiga;
  • Evolução teísta ou criação evolutiva.
    As discussões a respeito dos diferentes pontos de vista são um grande desafio. No entanto, o interesse dos cristãos pela verdade é um fato, uma vez que foram chamados a proclamar e a defender as abordagens que adotam diante de um mundo incrédulo.

  • Em Cristo Jesus,
    Pr. Artur Eduardo

    Nenhum comentário:

    Ofertas Exclusivas!!!!