Pesquisar no blog

terça-feira, 12 de agosto de 2008

A maior máquina já feita para descobrir a realidade das menores partículas do Universo (VÍDEO)

CIENTISTAS CONSTRÓEM ´A MAIOR MÁQUINA DO PLANETA´ NA TENTATIVA DE DESCOBRIR O MODELO PADRÃO DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA REALIDADE, ESPECIFICAMENTE A COMPROVAÇÃO DO "BÓSON DE HIGGS", OU "A PARTÍCULA DE DEUS". ABAIXO, VEJA UM VÍDEO SOBRE TAL POSTULADO TEÓRICO



LHC ring anelO LHC (sigla para "Large Hadron Collider" - ou gigantesco colisor de hadrons) localizado na fronteira entre a Suíça e a França, é o maior acelerador de partículas do mundo. O que a primeira tentativa para pôr o gigante acelerador em funcionamento será feita daqui a 28 dias.

Orçado em 4 biliões de euros, o acelerador é a maior máquina do planeta, trata-se de um anel com 27Km de extensão construído por baixo da terra, a 100 m de profundidade, e com um total de 9300 magnetos supercondutores no seu interior que irão gerar as forças electromagnéticas necessárias para produzirem a desejada aceleração das partículas ao longo do anel.

LHC colider colisorA seguinte foto dá uma ideia das dimensões do colisor. Clique na imagem para ampliá-la.

Alguns cientistas acreditam que "este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra":

Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Para tanto, corre um processo na corte do Havaí tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos. Outrossim, acusa-se o CERN de não ter realizado os estudos de impacto ambiental necessários. No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha, esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha.

Apesar das alegações "catastróficas", físicos teóricos de notável crédito como Stephen Hawking e Lisa Randall, além de vários outros físicos e engenheiros, afirmam que tais teorias são meramente absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas, e que logo, estão sob controle.
Wikipedia

LHC location localizaçãoA vista aérea do local do LHC, em que é possível observar o anel de 27 km de extensão ( 8,5 km de diâmetro).

O LHC irá acelerar feixes de protões e depois fá-los-á colidir em quatro pontos distintos produzindo uma enorme energia e luminosidade em que se espera observar o Bóson de Higgs (também chamado de Partícula de Deus) e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.

Irá contar com aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autónomos, o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).

Bem... resta-nos esperar que o mundo ainda exista a 10 de Setembro... e que a humanidade possa passar a contar com mais um grande instrumento para explorar os limites daquilo que sabemos acerca do universo.

Veja este vídeo interessante da BBC, sobre o LHC, e a busca pelo Bosón de Higgs (ou a Particula de Deus):



Fonte: Design Inteligente

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!