Pesquisar no blog

terça-feira, 26 de agosto de 2008

O nosso raro Sistema Solar e as implicações desta classificação

SISTEMAS SOLARES COMO O NOSSO, PARA VÁRIOS CIENTISTAS, SÃO RARÍSSIMOS. SE ISTO FOR VERDADE, DIMINUEM RADICALMENTE AS CHANCES DE ENCONTRARMOS VIDA COMO A CONHECEMOS, FORA DA TERRA



Planetary System SolarContinuamos a descobrir e a classificar sistemas planetários que estão para além do nosso próprio sistema solar. Esses esforços podem conduzir à descoberta de formações exóticas. Sistemas solares como o nosso são mais raros do que pensávamos contém este parágrafo:

Os astrônomos, para sua evidente satisfação, já descobriram cerca de 250 sistemas planetários além do nosso próprio sistema, muitos deles com características curiosas. Em particular, a descoberta de vários "hot Jupiters" gigantes de gás que orbitam perto das estrela mãe, desafiam as nossas teorias de formação dos planetas. O raciocínio é que gigantes de gás só se poderiam formar longe das estrelas porque o gás e a poeira simplesmente são sopradas para longe das regiões interiores.
Os dados recolhidos a partir do estudo de outros sistemas solares podem influenciar as teorias sobre o modo como o nosso sistema solar se formou. Outra citação:
Mas os dados também tem implicações para nós. Um gigante de gás migrante varre tudo no seu caminho, e isso significa que os sistemas solares como o nosso são provavelmente muito raros. Como Thommes e os amigos dizem: "Tudo isto nos leva a prever que, dentro do conjunto diversificado de sistemas planetários, os que lembram o nosso próprio sistema são a excepção e não a regra."
Paradigmas mudam com o tempo. O paradigma que avançava com a crença de que habitamos um sistema solar que não é muito especial, e que tem uma estrela ordinária, está a ser contestado. Quão Especial é o Sistema Solar? Vamos ver.
Com as evidências de que dispomos até à data, o nosso sistema solar poderia ser radicalmente diferente da maioria dos sistemas planetários que se encontram em torno de estrelas, porque se formou de uma forma diferente. Se for esse o caso, planetas como a Terra serão muito raros. Depois de examinar as características de cerca de 100 sistemas planetários extrasolares conhecidos e depois de avaliar as duas formas como os planetas se podem formar, o Dr. Martin Beer e o Professor Andrew King da Universidade de Leicester, o Dr. Mario Livio do Space Telescope Science Institute e o Dr. Jim Pringle da Universidade de Cambridge, avançam com a possibilidade de que o nosso sistema solar é especial, num artigo que será publicado no Monthly Notices da Royal Society Astronómico.
O Design Inteligente tem uma componente cosmológica. Se o surgimento da vida é um acontecimento invulgar no nosso universo, a formação de sistemas solares, com planetas com condições semelhantes à Terra, poderá ser ainda mais rara.

Fonte: Design Inteligente

NOTA: Estes argumentos, que podem ser classificados por alguém que deseja utilizar-se, em Apologética, do chamado ´Argumento Antropológico´ (aquele que observa as condições para a existência da vida, e principalmente da vida humana, bem como as nuances da constituição desta, na terra). As tais nuances para a existência da vida humana, e da vida como um todo, na terra, são de fato raríssimas. O evento é tão singular que as probabilidades postuladas por alguns estudiosos, do fenômeno acontecer novamente no Universo é maior do que a própria quantidade de átomos presentes no Universo (Vide "Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu", de Norman Geisler. Vida Acadêmica).

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente e abençoado blog!

Continue na abundante Grça!!!

Ofertas Exclusivas!!!!