ESTUDO AFIRMA QUE ´REFEIÇÕES EM FAMÍLIA´ PODEM REDUZIR O RISCO DE MENINAS SE ENVOLVEREM COM ÁLCOOL E/OU OUTRAS DROGAS
Fazer as refeições em família pode reduzir o risco de as meninas se envolverem com álcool ou drogas, segundo estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, em famílias que têm pelo menos cinco refeições por semana juntos, as meninas são menos propensas a consumir bebidas alcoólicas e a fumar cigarro comum e maconha até cinco anos mais tarde. A pesquisa avaliou 806 jovens do estado de Minnesota quanto à freqüência das refeições em família e ao uso de drogas, primeiramente no período entre 1998 e 1999, quando tinham 13 anos de idade; e acompanhou as jovens por cinco anos.
Com 18 anos de idade, as garotas que tinham cinco ou mais refeições em família por semana tinham menos probabilidade de se envolver com drogas, incluindo bebidas e cigarro. E o mesmo efeito não foi observado entre os rapazes.
"Uma das descobertas-chave que tivemos é para as garotas", disseram os autores. "Descobrimos que garotas com refeições regulares em família têm metade da probabilidade de iniciar o uso de cigarros, álcool e maconha em um período de cinco anos."
Além disso, análises anteriores nos mesmos voluntários indicaram uma associação entre refeições familiares e menor risco de problemas alimentares, principalmente entre as meninas. Outra pesquisa dos mesmos especialistas estabelece essa associação com um menor risco de problemas como violência e abuso de drogas, e de problemas escolares em meninos e meninas.
Enquanto os autores não sabem explicar por que essas refeições em família não mantêm os rapazes longe do álcool e das drogas, eles recomendam que os pais utilizem outras estratégias para os meninos, como conversas breves sobre os riscos do abuso de drogas.
Fonte: Criacionismo
NOTA: O incentivo da busca por amizades sadias é algo cada vez mais fundamental, nos dias de hoje. Há um conhecido adágio popular que diz: "Dize-me com quem tu andas que te direi quem és". A questão é que, se alguém começa a andar com más companhias, por muito tempo, acabará tornando-se, inevitavelmente, ele mesmo uma ´má compania´. Além disso, os laços fraternais intra e inter eclesiásticos, ou seja, os daqueles que pertecem à Igreja do Senhor Jesus, devem ser fomentados. Tais laços são necessariamente compostos por uma característica extraordinária: Os mesmos seguirão para a eternidade. As famílias não abençoam a Igreja, como se diz, mas a Igreja abençoa as famílias!!!! É isto que precisa ser entendido, para que haja mais famílias sadias, e mais relacionamentos sadios, dentro das famílias. E a fórmula "dá certo" não somente com mulheres, mas com homens, também.
Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário