Pesquisar no blog

sábado, 8 de novembro de 2008

Análise do debate ´Ciência vs. Religião´ (ÁUDIO)

OLAVO DE CARVALHO COMENTA O NÍVEL ATUAL DO DEBATE "CIÊNCIA VS. RELIGIÃO"




Alguns esclarecimentos prévios são necessários. Em primeiro lugar, diferentemente do que alguns pensam e afirmam, o prof. Olavo de Carvalho (foto) não é um cristão evangélico/protestante. Sua forma de catolicismo é particular e grande parte de sua defesa da concepção religiosa do Cristianismo se dá pelos meandros ortodoxos da filosofia da religião. Profundo conhecedor dos grandes pensadores, o prof. Olavo construiu uma metafísica do pensamento religioso rigorosamente sobre as bases destes mesmos pensadores, sempre fazendo-lhes alusões e esclarecendo ou desmistificando assertivas errôneas que lhes são feitas.

De forma alguma tenciono ser dogmático quanto às afirmações e a todos os pensamentos do filósofo, prof. Olavo, mas convido o leitor a averiguar as fontes sobre as quais têm sido construído o posicionamento de que a ´a ciência é contrária à religião´; se o mesmo pode ser justificado pela forma como tem sido construído. Não devemos nos esquecer de que, entre os principais proponentes do ateísmo cientificista da atualidade, a retórica é comum: Pressupostos baseados mais na filosofia da religião do que, necessariamente, nas áreas científicas dos mesmos. Dawkins não é conhecido por nenhum trabalho excepcional pró teoria da evolução, ou o Dennet ou o Sam Harris. Estes últimos, aliás, ninguém sabe o que realmente são!...

OBS.: O prof. Olavo de Carvalho tem seu jeito peculiar de expor suas idéias. Como disse, ele não é um cristão evangélico/protestante. Contudo, sua excepcional análise sobre os rumos que têm sido tomados pelo debate ´Ciência x Religião´ não perde nenhum dos seus méritos. Boa análise!


Parte 1


Parte 2


"Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.". 1 Carta de Paulo aos Coríntios, 3:19.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!