Pesquisar no blog

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Evangelização no pluralismo

COMO PREGAR A VERDADE EM UM CONTEXTO QUE A RELATIVIZA?



Por Rubem Amorense (Consultor legislativo no Senado Federal)
Adaptado por Artur Eduardo



Em Romanos 12.1-2, Paulo associa “século” ("era", grifo nosso) e “mente”. Ainda não se filosofava sobre ideologia. Muito menos sobre a formação social da consciência. Consciência de classe, nem pensar! Mas Paulo já nos alertava sobre o poder conformador do meio em que vivemos sobre nossa mente. Como que a dizer que nosso modo de sentir, pensar e agir tende a acompanhar a sociedade em que vivemos -- nosso “século”. A tal ponto que, se quisermos ser “normais”, teremos de nos deixar secularizar.
"A exortação, então, é que não permitamos que essa fôrma secular conforme nossas mentes, mas que cuidemos de ultrapassar a fôrma deste século e que nos conformemos à mente de Cristo. Que missão!"
Ao buscarmos as oportunidades de reevangelização que uma sociedade cada vez mais pluralista nos oferece, precisamos responder à pergunta: que século? Porque se soubermos de que sociedade estamos falando, saberemos também a que “mentes” destinaremos nossa mensagem (re)evangelizadora.
"A mente secularizada de nosso “século” sonha com um lar. Ela é cidadã do mundo (portanto, não tem pátria; sendo de todos, não pertence a ninguém); vive numa “sociedade-supermercado”, sob o império das diferenças; conformou-se ao hábito de escolher nas prateleiras da vida; é consumidora e consumista; é relativizada e gosta de poder optar; é horizontalizada (o valor do que é ofertado nas prateleiras depende de quem escolhe); é volúvel (não resiste a uma oferta, a uma novidade, a uma promoção); é superficial como uma borboleta (sempre de passagem para a próxima flor); é hedonista (seus critérios de escolha são o prazer: pessoal, íntimo e intransferível); é iconoclasta (porque é horizontalizada) e tem como valor maior e bússola existencial sua auto-estima.Essa mente sem lar é livre, leve, solta -- e órfã. Não deve satisfação a ninguém; não precisa agüentar ninguém; não aceita intromissões, não deseja relações profundas nem duradouras. Mora sozinha, por opção. Seus votos de casamento valem menos que uma placa de 20 km/h na estrada."
Mas essa mente sonha com um lar. Sim, ela foi criada para viver em comunidade, ancorada emocionalmente por referenciais, protegida por gente que gosta dela; carregada no colo. A reevangelização dessa mente precisa incluir a oferta concreta do amor de Deus. Um amor que receba, acolha, perdoe, restaure, coloque um anel no dedo e uma sandália nos pés.

Essa mente não sabe ser convencida. Não quer decidir logicamente. Não resistirá acordada à nossa apologética. Mas poderá ser seduzida por uma manifestação afetiva, sacrificial, não-combativa, não punitiva da igreja. A doutrina certamente terá o seu lugar na renovação das mentes, para que seja possível experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
"Para reevangelizar nosso século é necessário que nos renovemos, pela transformação de nossas mentes, e desenvolvamos uma especial capacidade de encarnação, num século de almas tão altivas quanto desesperadas; que de dia desprezam o Senhor, mas à noite anelam por ele."

Fonte: Ultimato

NOTA: O texto é quase nota 10. Há uma seção do mesmo que carece, penso, de retificação: "Essa mente não sabe ser convencida. Não quer decidir logicamente. Não resistirá acordada à nossa apologética. Mas poderá ser seduzida por uma manifestação afetiva, sacrificial, não-combativa, não punitiva da igreja...". Essa argumentação burla a Lei da Não Contradição segundo a qual ´algo não pode ser e não ser no mesmo tempo e na mesma forma´; e é justamente o que faz o autor. Seu texto é, em suma, uma tentativa de ´convencimento´ daqueles que se encaixam no padrão relativizado da pós-modernidade; é na maior parte lógico e combativo, pois como pode ser visto nos parágrafos em destaque, revela a verdadeira face da mente pluralizada. Assim, não adianta afirmar que não precisamos das ´velhas armas´ com que a Igreja sempre enfrentou as questões seculares, pois serão sempre úteis na argumentação da Igreja. Isto porque, quem é verdadeiramene Igreja sabe que o mundo precisa, como o autor do texto em grande parte do mesmo, ser denunciado e suas práticas pecaminosas e egoísticas, à luz da revelação da Escritura (Bíblia), execradas.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!