Pesquisar no blog

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Retaliação contra moradores de cidade paquistanesa que se puseram contra o horror talebã

COVARDIA TALEBÃ COMEÇA A TER ALGUM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL



Pelo menos 23 pessoas morreram na explosão de um carro-bomba em frente a uma escola usada como posto de votação no noroeste do Paquistão. Segundo a polícia, a explosão ocorreu durante o andamento da votação em uma eleição suplementar no distrito de Buner, no vale de Swat.

A bomba destruiu a escola, deixando várias pessoas presas sob os escombros. Entre os mortos estavam dois policiais. Várias pessoas ficaram feridas. Um porta-voz do Talebã, o grupo islâmico fundamentalista que luta contra o governo afegão e as forças internacionais no Afeganistão, disse à BBC que o grupo teria realizado o ataque em retaliação a um ataque contra seus combatentes no Paquistão.

Seis militantes do Talebã foram mortos há alguns meses quando moradores do vale de Swat se voltaram contra o grupo islâmico, no que foi visto por correspondentes como um dos primeiros incidentes do tipo na região. A polícia disse que a votação em Buner, para escolher um representante local para o Parlamento, foi suspensa.

Há informações de que o motorista parou o carro em frente à escola e pediu que as pessoas no local ajudassem a empurrar o veículo, alegando que ele tinha quebrado - com a intenção de reunir o maior número de pessoas possível ao redor do carro-bomba. Forças de segurança do Paquistão no vale de Swat têm enfrentado combatentes do Talebã na região, tida como um popular destino turístico.

E mais: Talebã ameaça explodir escolas que aceitem meninas... Cerca de 130 escolas já foram queimadas só este ano e mais de 70 mil crianças ficaram sem educação!!

Militantes do Talebã, (ainda) no vale do Swat, ao noroeste do Paquistão, ameaçaram matar meninas que freqüentarem as escolas da região. A ameaça foi feita por um comandante local do grupo e transmitida por uma rádio pirata. Os militantes deram um prazo até o dia 15 de janeiro para que os pais parem de mandar suas filhas à escola e disseram que o grupo irá explodir colégios que matricularem meninas.

As escolas para meninas já foram alvos de ataques diversas vezes. No entanto, essa é a primeira vez que o Talebã proíbe que as estudantes freqüentem as aulas. Um porta-voz do grupo disse que a proibição permanecerá em vigor até que os princípios da shariaconjunto de leis islâmicas – sejam adotados por completo na região.

(Falta da) Educação

Neste ano, mais de 130 escolas públicas foram queimadas apenas no vale do Swat, deixando mais de 70 mil estudantes sem educação. Essas escolas não são instituições religiosas islâmicas e ensinam disciplinas a partir do currículo sugerido pelo governo paquistanês. Por isso, são consideradas pelos insurgentes como símbolos do governo.

No comunicado transmitido no vale do Swat, o Talebã declarou que, além das escolas do Estado, as particulares também serão destruídas se matricularem estudantes meninas. Moradores da região afirmam que os ataques nos colégios prejudicaram de maneira significativa a educação de jovens de ambos os sexos na região.

Aqueles que têm condições financeiras para deixar a localidade, se mudaram para outras regiões, mas a maioria pobre não tem outra opção senão manter suas filhas em casa.

Fonte: BBC

NOTA: Notem bem que a ´política´ do extremismo islâmico é explodir inclusive os ´seus´, como foi o caso destes inocentes que se opunham à violência radical islâmica. Contudo, nem uma palavra da comunidade internacional... Nada de nada... E a violência talebã no Afeganistão e Paquistão, ameaçando a já frágil estabilidade da região (principalmente na fronteira Paquistão-Índia) segue exponencialmente. Oremos por tais áreas. Oremos pelos missionários que arriscam a vida tentando levar um pouco da ´luz´ do Senhor Deus àqueles que, em regiões assim, só preocupam-se em matar. Repassemos as informações corretas: O radicalismo crescente e beligerante do islamismo ainda rachará o mundo ao meio.... literalmente.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!