Pesquisar no blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Indicação

INDICAÇÃO



Introdução do livro ´A Caixa Preta de Darwin - O desafio bioquímico à teoria da evolução´:

"Não é por acaso que a ciência chegou ao ponto em que estamos:
  • As leis da física são tão bem conhecidas que sondas espaciais voam com precisão absoluta para fotografar mundos situados a bilhões de quilômetros da Terra;
  • Computadores, telefones, luzes elétricas e muitos outros exemplos ilustram o domínio da tecnologia sobre a natureza;
  • Vacinas e culturas agrícolas de alto rendimento venceram antigos inimigos da humanidade, a doença e a fome (ao menos em algumas partes do globo);
  • Novas descobertas na biologia molecular e engenharia genética aumentam a esperança para a cura de males genéticos e de outras origens.

Ainda assim, o entendimento de um dado fenômeno não explica a sua origem: os movimentos dos planetas do sistema solar são previstos com espantosa exatidão, mas a origem do sistema solar ainda é controversa.

Esse "domínio" das forças naturais pela ciência levou várias pessoas a supor que ela pode (e deve) explicar também a origem da natureza e da vida. Para Darwin, a vida pode ser explicada pela ação da seleção natural sobre a variação. Essa idéia é aceita há mais de um século, mas os mecanismos básicos da vida eram um completo mistério até poucas décadas atrás.

O que a ciência moderna nos trouxe a partir da década de 1950 é o fato de a vida ser um fenômeno basicamente molecular (todos os organismos são feitos de moléculas, as biomoléculas). Deste modo, a bioquímica estuda os próprios alicerces da vida.

Darwin desconhecia o motivo pelo qual ocorria a variação, mas a bioquímica identificou a base molecular do processo. É claro que a ciência do século XIX não poderia desvendar os mecanismos da visão ou da imunidade, ao passo que a bioquímica conseguiu distinguir as moléculas responsáveis por essas e outras funções.

Com tantos progressos, não houve ainda tentativas para explicar as origens desses sistemas biomoleculares, específicos e complexos. Alguns alegam já terem tais explicações ou que as encontrarão algum dia; mesmo assim, nenhum apoio para essas afirmações foi visto na literatura científica.

A vida não é tão simples quanto se pensava...".

NOTA: Acima, você pode ler a introdução do livro ´A Caixa Preta de Darwin - O desafio bioquímicio à teoria da evolução´, de Michael Behe. O autor já esteve envolvido em vários e polêmicos debates após a lançamento do livro, em 1996. Behe é um dos mais famosos proponentes do Intelligent Design, nos EUA, e o seu livro é considerado como um resumo dos mais convincentes argumentos contrários à idéia de que a vida é o ´simples´ resultado de interações químicas de matéria inorgânica. Adepto do conceito de ´complexidade irredutível´, Behe demonstra como sistemas biológicos são complexos, e cuja construção por meio dos processos conhecidos de ´seleção biológica´ não se aplicam de maneira alguma. Em 2007, Behe lançou outro livro, ´The Edge of Evolution´ (´O Limite da Evolução´), com novas informações sobre sua percepção na análise de modificações genéticas de seres unicelulares e parasitológicos microscópicos nos anos 2000. Neste site, o leitor pode encontrar a primeira resenha do autor sobre o livro, além de compreender melhor porque Behe está cada vez mais seguro sobre suas deduções científicas. O livro ainda não tem uma tradução para o português.

Em Cristo Jesus,

Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!