Pesquisar no blog

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Indicação: ´Ben-Hur - Um conto de Cristo´. Antigo, atual, extraordinário!

"CONTINUA, JUDÁ... ´A CORRIDA AINDA NÃO ACABOU´..."


O mal tem algumas estranhas e terríveis características. Duas delas são a impetuosidade e a sede de destruição. O mal não se contenta em ´vencer´, mas quer ´destruir´. Não é à toa que o Senhor Jesus disse, no Evangelho de João, capítulo 10, vss. 9-10: "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.". A palavra traduzida por ´destruir´ é ´apollumi´(grego), e significa ´ruina total´. O ´ladrão´ vem sendo identificado com o inimigo de Cristo, o ´adversário´, satanás. Mas pode significar todo aquele que se opõe à vida em Cristo Jesus, como o próprio sistema corrompido do mundo. Os cristãos genuínos quando se deparam com personificações deste ´ladrão´, sentem-se acoados, fracos e impotentes, pois sua impetuosidade e sede de destruição tendem a assustar. Além disso, tais características podem estar potencialmente latentes em corações de alguns que se deixam levar pela cobiça, sede de poder, ódio mortal, tornando-se escravos de si mesmos.

Nenhum filme captou isto tão bem, ao meu ver, como "Ben-Hur: A Tale of Christ" (1959), com Charlton Heston (Ben-Hur) e Stephen Boyd (Messala). Em franca ascenção no exército romano, o comandante Messala (Tribuno) fora amigo de infância de Judá Ben-Hur, um judeu devoto, nas turbulentas primeiras décadas da era Cristã. A amizade dos dois é perdida quando Messala convoca Ben-Hur a que entregue os nomes dos que se opõem ao domínio romano. Após a negação por parte de Ben-Hur, os dois se tornam inimigos. Após um acidente em uma apresentação do novo governador da Judéia, Judá é preso, como sua mãe e irmã, seus bens confiscados e é enviado às galés romanas, para remar em navios de guerra. O tempo de vida estimados nestes navios era de menos de três anos. Após anos a fio, remando e sem saber de seus parentes, Ben-Hur salva a vida de um comandantes de uma galé. É adotado como filho do comandante e passa alguns anos com ele, treinando corridas de bigas, em Roma. Judá volta para Israel, anos depois, com sede de vingança, e procura Messala querendo saber por sua mãe e irmã. Após ter a notícia de que elas haviam morrido, ele busca uma forma de se vingar do seu algoz e conhece um árabe que disputa com seus cavalos as famosas corridas de biga que acontecem no estádio em Jerusalém.

Neste ínterim, Judá conhece a filha de seu antigo mordomo, se apaixona por ela, mas não sabe que ela guarda um segredo horrível: Sua mãe e irmã não morreram, mas tornaram-se leprosas após anos de cativeiro e moram em um vale de leprosos, nos arredores de Jerusalém. Esther, a mulher por quem Judá se apaixona, conhece a Jesus, que está pregando por esta época. Jesus não aparece no filme, a não ser em situações pontuais, e vê-se nitidamente um paralelo entre a sua vida e ministério e a de Judá Ben-Hur. Acontece uma grande competição no estádio das bigas e participam, como inimigos mortais, Ben-Hur e Messala. Este sabe do paradeiro das parentes do herói, mas nada lhe disse. Após uma das mais espetaculares cenas de todos os tempos, na época em que cinema se fazia com afinco e dedicação que parecem até estranhas para nós, hoje, de tão extraordinárias, Messala é ferido (pisoteado) por cavalos, mortalmente. Como um ´inimigo´ cujo coração fora completamente coberto e enegrecido pelo ódio e ímpeto de fazerem o mal e vencerem a qualquer custo, Messala guarda suas últimas forças para falar com Ben-Hur e dizer-lhe a verdade sobre sua mãe e irmã.... e o diálogo que se segue constitui-se numa das cenas mais espetaculares da história do cinema:


Messala: Lá está... Triumfo completo, Judá. Só um ´em pé´, o inimigo destruído.
Judá Ben-Hur: Não vejo nenhum inimigo.
Messala: Creio que você vê... Ainda sobrou muito de um ´homem´ para você poder odiar... Deixe-me ´ajudá-lo´... (agonizando)... Você pensa que elas estão mortas. Sua mãe e irmã.... mortas... e que a corrida acabou. Mas não acabou, Judá. Elas não estão mortas...
Judá Ben-Hur: Onde elas estão? Onde elas estão? ONDE ELAS ESTÃO?...
Messala: Você poderá achá-las no vale... no vale dos leprosos.. se puder reconhecê-las.
(Judá range os dentes com ira... Messala agoniza e segura nas vestes de Ben-Hur)
Messala: ...Continua... continua, Judá... A corrida... "a corrida ainda não acabou". (Messala morre. Judá tira a sua mão de si e sai)....


Aqui, dois estereótipos estão sendo representados. Alguém ´comum´, Judá Ben-Hur, que está passando por circunstâncias extraordinárias, e o ´inimigo´, Messala, alguém que sucumbira há tempos, diante das próprias ambinções e loucuras. Judá tenta levar sua mãe e irmã, depois de falar-lhes novamente, a Jesus, pois tivera uma experiência extraordinária anos antes com Cristo, quando estava sendo levado às galés. Judá não sabia que o homem que o ajudara era Jesus, de quem Esther havia falado. Após presenciar a crucificação de Jesus Cristo, Judá entende que a luta de Cristo era espiritual e, ali, converte-se ao Senhor Jesus. Mal sabia que durante este período, quando o sangue de Cristo esvai-se pela cruz e sua morte é testemunhada por toda a Jerusalém, algo acontece: Sua mãe e irmã são curadas. Ao voltar para casa, Judá fala de sua conversão a Esther, que o mostra às suas parentes. Estupefacto com o que vê, Judá chora com suas mãe e irmã para saber que, ali, com seu coração entregue aos pés da cruz de Cristo Jesus, a corrida finalmente havia acabado!!



Indico-lhes. Um filme excepcional, uma mensagem poderosíssima, uma ficção memorável, ´Um conto de Cristo´!

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!