Pesquisar no blog

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A Bíblia e as origens (VÍDEOS)

DOCUMENTÁRIO: ´UMA QUESTÃO DE ORIGENS´ - DUBLADO! MUITO BOM!!

Diz-se que Galileu Galilei afirmou certa vez, por ocasião de seu julgamento pela Inquisição, em 1633, a seguinte frase: "A Bíblia diz-nos como se vai para o Céu, não como andam os céus". É verdade. Contudo, isto não quer dizer que tudo o que a Bíblia diga acerca do ´phisis´, (´natural´, em grego) seja necessariamente errado. Isto é um pensamento perigoso, baseado em um pressuposicionalismo filosófico que tenta tomar para si os auspícios de intelectualmente superior, contudo sem qualquer sustentabilidade lógica. Um exemplo é o falacioso e capcioso comentário divulgado como ´verdade´ de que a Bíblia afirma que a Terra é o centro do Universo, como defendido pela ICAR na Idade Média. O fato de a Bíblia não ser essencialmente um livro de ciências não a descrendecia, a priori, de afirmar algo sobre o mundo natural. É óbvio que encontraremos ecos da cosmovisão de ´homens de seus tempos´ nas Escrituras. Mas isto não é motivo para quaisquer inferências, muitas vezes grosseiras e jocosas, contra princípios espirituais e filosóficos assumidos pela própria Bíblia acerca do texto e de todo o significado que traz consigo.

Este é um BLOG eclético, e sempre tenho colocado documentários que abranjam uma gama ampla de perspectivas sobre assuntos que considero instigantes. Não poderia ser diferente com a atualíssima questão do debate entre Criacionismo x Design Inteligente x Evolucionismo. Sim, ´Evolucionismo´, pois vemos claramente pressuposicionalismos filosóficos evolucionistas aplicados a explicações sobre a origem e desenvolvimento do Universo, ou seja, Darwin aplicado ao Cosmos. Sei que, para muitos, isto é pura bobagem, mas não o parece ser para alguns renomados cientistas, que falam aberta e claramente sobre ´relações´ dos princípios usados por Darwin em sua teoria da ascendência comum e evolução das espécies através da seleção natural e das vantagens adaptativas para além da biologia, numa prova da força e influência da antiga filosofia natural.

Pois bem, apresento ao internauta uma série de vídeos que compõem o documentário ´Uma Questão de Origens´, de cunho criacionista. Não estou dizendo com isto que concordo com tudo o que é exposto no documentário, mas penso que esta perspectiva do debate precisa, e muito, ter seu espaço e direito preservados, até porque seu direito de ser exposto tem sido cerceado. O Criacionismo, e especifamente, o chamdo ´Criacionismo Científico´ precisam ter sua vez e mostrarem as ferramentas com as quais trabalha para justificar, inclusive, o uso desta nomenclatura. Convido o internauta, portanto, a olhar o documentário sem as corriqueiras reservas com as quais muitos estão intimamente ligados, para que as informações não sejam rechaçadas pelos motivos errados. É um erro tautológico básico desprezar por desprezar um dos lados do debate, por motivos que indignificam os proponentes que se auto-intitulam, justamente, de ´mais esclarecidos´.

Observo, também, que o conceito de Criacionismo, apesar de fundamentalmente diferente do conceito de Design Inteligente, possui abordagens pontuais com esse. Bons vídeos!!


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6


Parte 7


"O ímpio, em sua soberba, não investiga. ´Não há Deus´ são todas as suas cogitações". Livro dos Salmos, 10:4.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!