Pesquisar no blog

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O avanço da "tecnologia verde"

AVIÃO MOVIDO A ENERGIA SOLAR E QUE DARÁ A VOLTA AO MUNDO EM BREVE É LANÇADO, NA SUÍÇA

Dificuldades não faltaram para os projetistas, como contou ao UOL Ciência e SaúdeChristian Le Liepvre, diretor da Fundação Altran, que presta consultoria em tecnologia e inovação e é parceira do projeto. Afinal, é complicado não colocar peso demais em uma aeronave com envergadura de 61 metros, comparável a um Airbus A340. O tamanho era necessário para permitir uma boa área com painéis solares, com 200 metros quadrados de células fotovoltaicas. Graças à estrutura de fibra de carbono e um design inteligente, foi possível condensar tudo em apenas 1,5 tonelada.

A aeronave se movimenta a 70 quilômetros por hora, em média, e o cockpit prevê apenas um piloto, que precisa usar máscara de oxigênio em grandes altitudes. A potência dos motores não passa de 8 HP ou 6kW, mais ou menos o equivalente à da máquina construída pelos irmãos Wright em 1903. O desempenho parece modesto, mas é um feito ao se considerar a capacidade de voar sem sol e nem sequer um litro de combustível.

"Uma bateria de lítio de 400 quilos permite o voo noturno", explica Le Liepvre. Além disso, o piloto do Solar Impulse terá que seguir uma rotina para manter a aeronave em funcionamento: no fim da noite, a altitude será de cerca de 3.000 metros. Com o nascer do sol, o avião começará a subir, alimentando as baterias. Após algumas horas, alcançará 12.000 metros e, ao entardecer, retomará os 3.000 metros.

Com todos esses parâmetros, quanto tempo deverá durar a esperada volta ao mundo? De 20 a 25 dias, segundo o diretor. Mas o tempo prolongado se deve à limitação humana - é um piloto só, voando 24 horas por dia. E não daria para voar mais rápido? "Já existe tecnologia para construir um avião mais veloz, mas nesse caso seria preciso reduzir outras performances, como a duração do voo, a altitude e o nível de segurança.".

Para Le Liepvre, o projeto é uma porta aberta para um futuro mais verde. "É uma nova tecnologia, um novo conceito que permitirá uma série de aplicações. Por exemplo, podemos imaginar um avião como esse com equipamentos de telecomunicações para registrar uma Copa do Mundo", comenta, deixando uma ideia no ar para potenciais investidores.


Fonte: Uol, DN Notícias

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!