Pesquisar no blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Números da nova gripe, no Brasil

BRASIL TEM 96 MORTES CONFIRMADAS E 844 CASOS GRAVES DA NOVA GRIPE, AFIRMA MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (5) o boletim epidemiológico semanal da nova gripe, contabilizando 2.959 casos casos confirmados de influenza A (H1N1) entre 25 de abril e 1º de agosto. Isso representa 17% do total de pessoas com sintomas de qualquer tipo de gripe registrado pela pasta. Os números do ministério consolidam dados enviados por secretarias estaduais e municipais de saúde. Ainda segundo a nota do ministério, 71,5% das pessoas infectadas pelo vírus H1N1 apresentaram sintomas leves.

Os demais -- 28,5% ou 844 pessoas -- tiveram febre, tosse e dificuldade respiratória, mesmo que moderada. Tais sintomas configuram síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Dos 844 pacientes, 55,6% são mulheres. O boletim revela, portanto que tanto em números absolutos quanto proporcionalmente, a nova gripe causou mais casos graves. São 844 pessoas seriamente afetadas pela nova gripe (28,5% do total). Entre os infectados pela influenza sazonal (a gripe comum), a proporção de casos que apresentaram SRAG foi de 22,3%. Isso representa 318 pessoas, nem 40% do total de casos graves da gripe suína.

O número de mortes do ministério é 96 até 1º de julho. O governo federal ainda considera 38 óbitos em São Paulo, quando o governo do estado já confirma 50, por exemplo, e 15 no Paraná, quando lá já foram confirmadas 25 mortes causadas pela doença. As confirmações de secretarias estaduais até ontem somavam 129, sem contar anúncios de prefeituras, nesta quarta-feira. Das 96 mortes registradas, 14 eram gestantes. A nota reitera que gravidez e doenças cardíacas e neurológicas são os principais "fatores de risco para óbito".

Fonte: G1

NOTA: A boa notícia é que mais de 70% dos que adquiriram o vírus influenza "A" tem sintomas leves, isto é, acabam por ficarem curados. Precisamos ter o máximo cuidado no auxílio da contenção desta pandemia. Inclusive, pelo fato de a mesma expor (mais uma vez) o estado caótico em que se encontra nossa sistema público de saúde.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!