Pesquisar no blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Boas lembranças (VÍDEOS)

LEMBRA?

Se não se lembra, então não tem problema: vc vai conhecer um dos maiores compositores cristãos de nosso país, o saudoso Sérgio Pimenta. O João Inácio disponibilizou alguns vídeos no Youtube de uma apresentação que o Sérgio fizera. As imagens são raras e, infelizmente, poucas. O Sérgio Pimenta, que vez parte do Vencedores por Cristo e do Grupo Semente, foi abençoado por Deus com um dom singular de compor, cantar e tocar músicas em um estilo poético próprio. Parecia, conforme pode ser visto nos vídeos, que não fazia nenhum trabalho enquanto cantava e tocava. Músicas que cantamos até hoje em nossas igrejas, oriundas de sua inspiração, são a prova viva de que o legado que Sérgio Pimenta deixou para a musicalidade cristã evangélica brasileira é imensurável. Sérgio faleceu em 1987, com apenas 32 anos de idade. Não sou cristão evangélico há tanto tempo assim, mas desde que entendi e recebi a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de minha vida, ouço as belíssimas composições de pessoas como Sérgio Pimenta, Guilherme Kerr, Paulo Cezar, Aristeu Pires, Jayrinho (também falecido), Jorge Rehder, João Alexandre, Oscar Valdez, Carlos Sider, etc. Os vídeos são uma produção simples, porém um registro fundamental e importantíssimo de parte de nossa memória musical (o que bons grupos e cantores, realmente comprometidos com o Reino de Deus na Terra, deveriam fazer!). Com vocês, algumas canções de Sérgio Pimenta interpretadas por ele mesmo:


"O que me faz viver". Esta música foi interpretada por João Alexandre, num CD que celebrava a música de Sérgio. Aqui, ele aparece neste raro momento em que interpreta uma de suas canções mais belas.


"Tudo ou nada". Destoando da febre atual de mensagens exclusivas de bênção e prosperidade, que toma conta do cenário cristão evangélico nacional, relembro esta música do Sérgio Pimenta: uma lembrança bíblica vívida da realidade com que vivem os cristãos, neste mundo, e um forte apelo à inabalabilidade da fé. Eu coloquei este link em um post, há algum tempo. Mas, sendo sincero.. merece bis.


"Conhece a todos pelo nome". Uma das características de vanguarda das gerações músicais cristãs de finais da década de 70 e da década de 80 foi a composição de músicas em estilo de bossa. Além desta característica, as músicas de Sérgio (neste estilo ou em qualquer outro) são caracterizadas por serem pequenas; mensagens curtas, mas profundas. De fato, o Senhor Deus conhece a todos nós pelos nossos nomes.


"Tantas promessas". A brevidade e efemeridade do mundo foram temas recorrentes na musica cristã evangélica deste período. Cantava-se sobre tais ilusões, contrastando-as com a felicidade e a paz genuínas encontradas na mensagem de esperança e fé de Jesus.


"Lugar para mim". Aqui, Sérgio Pimenta parafraseia o apóstolo Paulo, que afirmou (em 1ª Coríntios 15:19) que "se nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens". O niilismo foi combatido nas Sagradas Escrituras! A mensagem bíblica é de uma vida eterna, em Cristo Jesus, e aí sim... com a real felicidade!

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!