Pesquisar no blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Desastre natural nas Ilhas Samoa

TSUNAMI ATINGE ILHAS SAMOA E NÚMERO DE MORTOS PODE PASSAR DE 100

Um tsunami foi registrado nas ilhas Samoa nesta terça-feira, 29, depois de um terremoto de 8 graus na escala Richter atingir o arquipélago, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos. Segundo a rede CNN, o tremor deu origem a três ondas de tsunamis separadas, que se espalharam. Os Serviços de Meteorologia da Samoa Americana confirmaram pelo menos 14 mortos na ilha e outros 20 na vizinha Samoa. Por sua vez, o subdiretor do Centro de Desastres de Samoa, Ausegalia Mulipola, estima que o desastre pode ter deixado 100 mortos.

Equipes de resgate vasculham vilas destruídas à procura de vítimas. O tamanho das ondas do tsunami ainda não ficou claro - citando órgãos geológicos, as agências de notícias falam entre 3 e 10 metros de altura. Após o terremoto, o Instituto Geológico americano tinha emitido um alerta de tsunami para o Pacífico, dirigido, em particular, à Nova Zelândia, ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga. Depois, foram emitidos alertas para as Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Vanuatu e Nauru. Também havia avisos para Nova Caledônia, Papua Nova Guiné, Austrália e outras ilhas do Pacífico.

Fonte: Estadão

Para você ter uma ideia da força de um tsunami, veja este vídeo, feito por uma família de turistas na Indonésia, em 2004. A onda, neste caso, foi até "pequena". É possível vermos o terror das pessoas ao verem a água vir descontroladamente. Esse vídeo foi feito na praia e, graças a Deus, até aonde se sabe, ninguém presente no local, no momento da filmagem, sofreu danos sérios.



Oremos por todos os desamparados e os que perderam entes queridos nesta tragédia natural.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!