Pesquisar no blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A professora "exagerou"?

JORNAL HOJE APRESENTA MATÉRIA SOBRE PROFESSORA QUE "OBRIGOU" ALUNO PICHADOR A PINTAR O ATO DE VANDALISMO. PERIÓDICO MOSTRA UMA "IMPARCIALIDADE" CARACTERÍSTICA DA GLOBO (AQUELA QUE INFORMA DESINFORMANDO) E RECEBE A DEVIDA RESPOSTA (NÃO PUBLICADA!!) DOS INTERNAUTAS!!!

A mãe de um aluno de uma escola de Viamão, no Rio Grande do Sul, reclama da bronca que o filho levou da professora após pichar a sala de aula. A escola havia acabado de ser pintada em um mutirão de pais, professores e alunos no feriado de Sete de Setembro. Foram oito meses arrecadando dinheiro para comprar todo o material _só as tintas custaram R$ 1.800. A bronca da professora foi gravada em vídeo por um outro estudante. As imagens mostram o aluno de 14 anos cobrindo as marcas nas paredes. No vídeo, a professora pede que ele tire o boné. "Tira o boné, meu amor, tira o boné." E chama o estudante de bobo da corte. "Parece um bobo da corte".


A mãe do aluno achou que o filho foi humilhado. Nesta quarta-feira (23), faz uma semana que ele não vai à aula e já perdeu três provas. "Eu concordo que o meu filho errou, mas a professora exagerou em ter chamado ele de bobo da corte e pedido para tirar o boné", diz a mãe do aluno, Andréa Nunes da Silva. Ela vai buscar orientação no Conselho Tutelar. A professora, que também é vice-diretora da escola, dá aulas há oito anos. Ela reconhece que exagerou, mas argumenta que ficou revoltada ao ver perdido o trabalho de toda a comunidade. "Se eu errei é porque eu quero uma escola melhor", afirma Denise Bandeira. No vídeo, a professora aparece ainda pedindo o apoio dos alunos para manter a escola limpa, sem lixo e pichação. "Ô pessoal, na boa, ajudem a cuidar. Comecem a denunciar: 'Professora, eu vi'. Olha a diferença dessa escola agora", diz a professora. A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul informou que o caso vai ser averiguado.

Fonte: G1

NOTA: Primeiramente, PARABÉNS à diretora. Em segundo lugar, observe o tipo de jornalismo que temos atualmente em nosso país: fiz questão de reproduzir a matéria como está no site do G1, para que o internauta veja como este pode ser desapercebidamente parcial. A mãe do pichador não fala o que aparece transcrito na reportagem escrita. Observe bem! Enquanto todas as outras frases, das pessoas que aparecem na matéria (a repórter, a diretora e a gravação feita e veiculada na Globo), aparecem ipsis literis, a da mãe do adolescente, não! Ela diz, no vídeo, o seguinte: "Meu filho errou, tudo bem, mas "foi demais"... ele pintou 8 salas de aula...". Bem, gostaria de dizer àquela mãe que não está "tudo bem". Não há nada bem. Em um país sério ela seria multada, se não sofresse sanções maiores. Deveria se preocupar mais com a educação (ou com a falta desta) do seu filho. Outra coisa: não acredito que ele tenha pintado 8 salas sozinho. Foi um mutirão. TODOS pintaram a escola. Ele foi obrigado - e muito corretamente - a reparar o estrago que ele mesmo fez. Outro ponto importante: não foi a Globo ou qualquer emissora de tv que estava gravando. A professora não quis mostrar aquelas imagens na tv. O garoto, de fato, estava fazendo palhaçadas, sim... só que a diretora não achou graça. Ele deveria saber que o lugar de palhaço é o circo e que deveria ter mais respeito às autoridades. A reportagem faz parecer que foi ela quem gravou a cena e que a diretora fez o que fez na frente das câmeras, para se exibir. O aluno mal-educado e vândalo desrespeitou a própria instituição aonde aprende (já que não tem, pelo que se vê, educação em casa), desrespeitou os outros pais e os próprios colegas, que gastaram tempo e dinheiro no mutirão para a recuperação da escola. E um último ponto: a reportagem afirma que "os pais do garoto não gostaram..." da bronca que o garoto levou. Pais? Bem, eu só vi a mãe do adolescente falando. Aonde estava o pai? Acho que estava em casa, dando razão à diretora...

O que a Globo deveria mostrar, contudo, é o resultado da enquete que a âncora do Jornal Hoje fez, dando-lhe a devida ênfase, já que o resultao (ao meu ver) foi mais do que expressivo:

O resultado da enquete, acessado a 1 hora e 9 minutos da manhã do dia 23/09: 98% dos internautas creem que a diretora agiu corretamente punindo o aluno pichador!!! O resultado pode ser visto em: http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,16010,00.html.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

2 comentários:

Jadson Oliveira, Rafael Farias disse...

A sociedade pós-moderna não contava com a possibilidade de o individualismo aliado ao humanismo gerasse essa anarquia sem precedentes. A educação familiar é na verdade a melhor escola do indivíduo porém pode se tornar a pior. Os princípios de autoridade e submissão estão na berlinda.
Que pena!

Anônimo disse...

Estamos vivendo a época dos ¨intocá
veis¨,permissividade geral.Por falta
de correção e disciplina a sociedade
caminha a passos largos para a anar
quia geral.
Os frutos da indisciplina geral estão
sazonando para uma messe fatal-amarga

Ofertas Exclusivas!!!!