Pesquisar no blog

domingo, 22 de agosto de 2010

Documentário: "O Universo de Stephen Hawking - Viagem no Tempo" (VÍDEOS)

DA SÉRIE "O UNIVERSO DE STEPHEN HAWKING", O DOCUMENTÁRIO: "VIAGEM NO TEMPO"

Olha bem para esta foto. Você está vendo estrelas, galáxias inteiras e, no centro, acima de dois traços brancos, um "pontinho", que é um quasar. Estas imagens são objetos cósmicos que estão a milheres, milhões ou bilhões de anos-luz, conforme os cientistas. Portanto, dependendo de onde se olha na foto, vemos um momento diferente no tempo. Isto porque a luz viaja a 300.000 Km/s. Assim, há imagens de estrelas e galáxias que variam: podem ter viajado há milhares ou bilhões de anos, dependendo de sua distância da Terra. Ahh, o "pequeno" quasar, ao centro, é um evento celeste extraordinário: está, literalmente, devorando matéria no centro de uma galáxia, cuja distância, de acordo com os cientistas, é estimada em 12 bilhões de anos-luz (ou seja, o espaço de tempo que a luz levou para chegar até nós... isto mesmo, 12 bilhões de anos!).

A pós-modernidade não é só caracterizada por elementos confusos, díspares e negativos. Uma excelente faceta de nossos tempos é a tentativa de popularização da ciência, da transformação da linguagem hermética da matemática, física e química superiores para um padrão geral. Cientistas, grandes pensadores do século passado e do atual, escritores, teóricos e até diretores de cinema têm se esforçado para trazer a linguagem da ciência para o público comum, o que tem possibilitado o despertamento inquestionável de muitos jovens para seguirem carreiras nas diversas (e cada vez mais específicas) áreas científicas, o que pode possibilitar em mais progresso para a nossa humanidade. É claro que o problema do homem não é a falta de instrução, isso já foi provado exaustivamente. Nosso problema maior é o distanciamento de Deus que, principalmente nos dias atuais, teimamos em manter, fechando nossas mentes e corações à maravilhosa possibilidade de um relacionamento pessoal com o Criador e Autor de toda a vida, Deus! Creio, indubitavelmente, que a ciência aponta para um Criador. Não pode denominá-lo, perscrutá-lo ou descrevê-lo, mas pode inferir sua existência, posto que as verdades das descobertas têm se mostrado mais maravilhosas do que quaisquer tipos de imaginação mítica.

O documentário a seguir provém de uma das mentes mais prodigiosas de nosso tempo, o dr. Stephen Hawking (Univ. de Cambridge). Agnóstico, o dr. Hawking é tido como sucessor de Carl Sagan, um dos mais importantes cientistas do século XX, também agnóstico, e que foi um dos maiores popularizadores da ciência, em todos os tempos. Hawking imaginou algumas das possibilidades das mais intrigantes, na fronteira da física como a conhecemos, hoje. O documentário a seguir revela suas especulações sobre a viagem no tempo, assunto que era um tabu no meio acadêmico até bem pouco tempo atrás. Independente dos pressupostos religiosos do dr. Hawking, é preciso reconhecer sua contribuição para a popularização da ciência, além de sua educação e delicadeza em tratar o assunto religioso - algo desagradável para muitos cientistas de hoje. Penso que os apologetas têm conseguido algum avanço no intuito de reconciliar os discursos cientificistas e religiosos, mas reconheço que o "divórcio da modernidade" não foi amistoso e que um diálogo limpo, sem reservas, aberto, coeso e extremamente necessário pode demorar ainda algum tempo. Até lá, esforcemo-nos para descobrir e compreender melhor a verdade, que está aí, pronta para ser descoberta e decodificada! Bons vídeos!


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5

"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos". Salmo 19:1.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!