Pesquisar no blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Caos total provocado por milícia islâmica na Somália

UNIÃO AFRICANA PEDE BLOQUEIO NAVAL E AÉREO NA SOMÁLIA AOS OUVIDOS "SURDOS" DA ONU

Segundo Ramtane Lamamra, comissário da UA para a paz e a segurança, o bloqueio impediria a pirataria na costa somali e paralisaria o repasse de armas aos grupos insurgentes que combatem o frágil governo do país. Lamamra também defendeu um aumento de 8 mil para 20 mil no número de soldados estrangeiros na Somália.

O governo somali, que com o respaldo da UA controla apenas alguns quarteirões da capital Mogadíscio, não tem conseguido frear a expansão do grupo insurgente islâmico Al-Shabab, ligado à Al-Qaeda. “A União Africana teme que a falta de segurança na Somália contamine a região”, disse Lamamra ao Conselho de Segurança da ONU.

Segundo a correspondente da BBC Barbara Plett, Lamamra exortou a ONU a manter bem equipados os soldados estrangeiros em missão no país. Ela diz que menos de 8 mil militares foram enviados à Somália, muitos dos quais são mal pagos e operam com equipamento inadequado. O presidente do conselho, Ruhakana Rugunda, disse que os pedidos eram “legítimos”, mas que precisavam ser avaliados. Rugunda é o embaixador de Uganda na ONU, um dos países que comandam a missão da UA na Somália.

Segundo Plett, Uganda tem pressionado pelo aumento da força estrangeira no país. No entanto, países como a França e a Grã-Bretanha têm manifestado ressalvas quanto ao financiamento de missões sobre as quais o conselho teria controle limitado. Em julho, o Al-Shabab assumiu a autoria de dois atentados em Campala, capital de Uganda, em que 74 pessoas morreram. A Somália carece de um governo efetivo há duas décadas.

Fonte: BBC

NOTA: E o curioso é a vermos a completa inércia da ONU.... "Duas décadas" de caos social total... Enquanto isso, a ONU está preocupada em assuntos muito mais "estratégicos", como a defesa da causa gay no mundo. Esta instituição, prezado internauta, precisa FECHAR ou ser completamente reformulada, o que parece que não está para acontecer - infelizmente - nem tão cedo...

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!