Pesquisar no blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ex-líder da "Visão Celular" rasga o verbo e chora seus erros na Teologia da Prosperidade

EX-LÍDER DA CHAMADA "VISÃO CELULAR" DO "PAITRIARCA" (?!?!?!) RENÉ TERRANOVA EXPÕE ALGUNS ABSURDOS DAQUELE QUE SE CONSAGROU COMO UM DOS MAIORES MOVIMENTOS DA MALFADADA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Roselaine Perez

Eu tive que digerir depressa demais o amontoado de quesitos que a Visão Celular possuía, parecia que tinha mudado de planeta e precisava aprender o novo dialeto local, e urgente, para conseguir me adaptar.

Ganhar / consolidar / discipular / enviar, almas / células/ famílias, Peniel, Iaweh Shamá, honra, conquista, ser modelo, unção apostólica, atos proféticos, mãe de multidões, pai de multidões, conquista da nação, mover celular, riquezas, nobreza, encontro, reencontro, encontros de níveis, resgatão, Israel, festas bíblicas, atos proféticos, congressos, redes, evento de colheita, prosperidade, recompensa, multidão, confronto, primeira geração dos 12, segunda geração dos 12, toque do shofar, cobertura espiritual, resultado, resultado, resultado, etc...

Era início do ano de 2002 quando fomos a Manaus, eu e meu marido, para recebermos legitimidade, enquanto segunda geração dos 12 do Apóstolo Renê Terranova no estado de São Paulo. As exigências eram muitas e muito caras:
  • Compra do boton sacerdotal num valor absurdo.
  • Hospedagem obrigatória no Tropical Manaus, luxuoso resort ecológico, às margens do Rio Negro, não um dos mais caros, mas “O” mais caro de Manaus (conheci Pastores que venderam as calças para pagar 2 diárias no tal resort e outros que deixaram a família sem alimentos para entrar na fila dos zumbis apostólicos, num Thriller nada profético).
  • Trajes de gala Hollywoodianos.
  • Participação obrigatória num jantar caro da preula após a cerimônia, tendo como ilustre batedor de bóia nada menos que o Apóstolo Renê e seus cupinchas.
  • Tudo isso para ter a suprema dádiva de receber a imposição de mãos do homem, com direito a empurradinha na oração de legitimação e tudo ( uhuu!).

Nem mesmo em festa de socialite se vê exageros tão grandes em termos de exibição de jóias, carros, roupas de grife e todo tipo de ostentação escandalosa. Hoje, sem a cachaça da massificação na cabeça, sinto vergonha e fico imaginando como Jesus seria tratado no meio daquela pastorada.

Ele chegaria com sandálias de couro, roupa comum, jeito simples, não lhe chamariam para ser honrado, nem tampouco perguntariam quem é o dono a cobertura dele porque deduziriam que certamente dali ele não era. Estive envolvida até a cabeça – porém não até a alma – na Visão Celular durante quase 5 anos, em todas as menores exigências fui a melhor e na inspiração do que disse Paulo "...segundo a justiça que há na lei dos Terra Nova, irrepreensível."


Entreguei submissão cega às sempre inquestionáveis colocações e desafios do líder, sob pena de ser rebelde e fui emburrecendo espiritualmente. Me pergunto sempre por que entrei nisso tudo e depois que este artigo terminar talvez você me pergunte o mesmo, mas minha resposta tem sempre as mesmas certezas:

--> Todos nós precisamos amadurecer e, enquanto isso não acontece, muitas propostas vêm de encontro às fraquezas que possuímos e que ainda não foram resolvidas dentro de nós.

A partir da minha experiência pude enxergar as três principais molas propulsoras que fazem funcionar toda essa engrenagem:

1) A lavagem cerebral

A definição mais simples para lavagem cerebral é “conjunto de técnicas que levam ao controle da mente; doutrinação em massa”. Em todas as etapas da Visão Celular se pode ver nitidamente vários mecanismos de indução, meios de trabalhar fortemente as emoções onde o resultado progressivo desta condição mental é prejudicar o julgamento e aumentar a sugestibilidade.

Os métodos coercivos de convencimento, os treinamentos intensos e cansativos que minam a autonomia do indivíduo, os discursos inflamados, as músicas repetitivas e a oratória cuidadosamente persuasiva são recursos que hoje reconheço como técnicas de lavagem cerebral, onde há mudanças comportamentais gradativas e por vezes irreversíveis.

2) Grandezas diretamente proporcionais

O Silvio Santos manauara é uma incógnita. Se em por um lado ele é duro e autoritário, noutro ele é engraçado, carismático e charmoso. Num dos Congressos em Manaus, me levantei da cadeira para tirar uma foto dele, que imediatamente parou a ministração e me chamou lá na frente. Atravessei o enorme salão com o rosto queimando, certa de que iria passar a maior vergonha de toda a minha vida, que o “ralo” seria na presença de milhares de pessoas e até televisionado.Quando me aproximei não sabia se o chamava de Pastor, Apóstolo, Doutor, Sua Santidade ou Alteza, mas para minha surpresa ele abriu um sorriso de orelha a orelha e fez pose, dizendo que a foto sairia bem melhor de perto.A reunião veio abaixo, claro, todos riam e aplaudiam aquele ser tão acessível e encantador.

Acontecimentos assim, somados à esperta e poderosa estratégia de marketing que Terra Nova usa para transmitir suas idéias, atraem para ele quatro tipos de pessoas:
  • As carentes de uma figura forte (o povo simples que chora ao chamá-lo de pai);
  • As que desejam aprender o modelo para utiliza-los em seus próprios ministérios falidos;
  • Aquelas que desejam viver uma espécie de comensalismo espiritual, que vivem de abrir e fechar notebooks para ele pregar, ganhando transporte e restos alimentares em troca, as rêmoras da Visão;
  • As sadomasoquistas espirituais. É tanta punição, tanto sacrifício, tanta submissão, que fica óbvio que muita gente se adapta a esse modelo porque gosta de sofrer. As interpretações enfermas do tipo “hoje eu levei um peniel do meu discipulador, então me agüentem que lá vou eu ensinar o que aprendi.”, eram a tônica das ministrações.
Pode acreditar que essas quatro classes de pessoas representam a grande maioria neste planeta.

3) A concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida

O conceito da Visão Celular mexe demais com o ego, é sedutor, encantador, promissor, põe a imaginação lá no topo, puro glamour. A ganância que existe dentro do ser humano é o tapete vermelho por onde a desgraça caminha. Essa tem sido uma das causas pela queda de tantos e tantos pastores, por causa das promessas de sucesso rápido e infalível.

Renê não sabe com quem está lidando, mas é com gente!

Ele talvez ignore (não que ele seja ignorante) que cada ser humano é um universo e que as informações vão reproduzir respostas completamente inesperadas em cada um.

EU ASSISTI, na terra do Terra Nova, o “tristemunho” de uma discipuladora que, para confrontar e educar uma discípula, havia chegado à loucura de bater nela, para que a mesma parasse de falar em morrer. Esse é o argumento dos incapazes, dos que não conseguem levar cada triste, cada suicida ou deprimido às garras da graça de Cristo, mas que querem se fazer os solucionadores das misérias do povo.

Eu tenho até hoje péssimas colheitas dessa péssima semeadura, assumo meus erros e me arrependo profundamente de cada um deles:

  • Quase perdi Jesus de vista
  • Minha família ficou relegada ao que sobrava de mim.
  • Minha filha mais velha, hoje com 23 anos, demorou um bom tempo para me perdoar por eu ter repartido a maternidade com tantas sanguessugas que me usavam para satisfazer sua sede de poder.
  • Minha mãe teve dificuldade para se abrir comigo durante muito tempo porque, segundo ela, só conseguia me ver como a Pastora dura e ditadora. Tenho lutado diariamente para que ela me veja somente como filha.
  • Fui responsável por manter minha Igreja em regime escravo (mesmo que isso estivesse numa embalagem maravilhosa), por ajudar a alimentar a ganância de muitos, por não guardá-los dessa loucura.
  • Colaborei com a neurotização da fé de muitos, por causa da perseguição desenfreada pela perfeição e por uma santidade inalcançável.
  • Fiquei neurótica eu mesma, precisando lançar mão de ajuda psicológica devido a crises interiores inenarráveis, ao passo que desenvolvia uma doença psíquica de esgotamento chamada Síndrome de Burnout*, hoje sob controle.
  • Vendi a idéia da aliança incondicional do discípulo com o discipulador, afastando sutilmente as pessoas da dependência de Deus.
  • Invadi a vida de muitos a título de discipulado, cuidando até de quantas relações sexuais as discípulas tinham por semana, sem que isso causasse ofensa ou espanto.
  • Opinei sobre o que o discípulo deveria comprar ou não, tendo “direito” de vetar o que não achasse conveniente. A menor sombra de discordância por parte do discípulo era imediatamente reprimida, sem qualquer respeito. Quando isso acontecia os demais tomavam como exemplo e evitavam contrariar o líder.
  • Aceitei que fosse tirada do povo a única diretriz eficaz contra as ciladas do diabo: a Bíblia. Não que ela não fosse utilizada, mas isso era feito de forma direcionada, para fortalecer os conceitos da Visão. Paramos de estudar assuntos que traziam crescimento para nos tornarmos robôs de uma linha de montagem, manipuláveis, dogmatizados.
  • Fomentei a disputa de poder entre os irmãos ignorando os sentimentos dos que iam ficando para trás.
  • Perdi amigos amados e sofri demais com estas perdas. Alguns criaram um abismo de medo, que é o de quem nunca sabe se vai ganhar um carinho ou um tapa, um elogio ou um peniel, mas sei que esse estigma está indo embora cada vez mais rápido. Outros me abandonaram porque não aceitaram uma Pastora normal, falível e frágil. Eles queriam a outra, a deusa, aquela que alimentava neles a fome por ídolos particulares.
Dentro da Visão, nossa Igreja esteve entre as que mais cresceram e deram certo na região, mas desistimos porque, acima de todo homem e todo método, somos escravos de Cristo. Talvez o mais difícil tenha sido a transição do meu eu, a briga daquilo que eu era com o que sou hoje até que se estabelecesse Cristo em mim, esperança da glória.

Prossigo, perdoada pelo meu Senhor, tomando minhas doses diárias de Graçamicina, recriando meu jeito de me relacionar e compreender mais as falhas alheias e as minhas próprias.
Prossigo, reaprendendo a orar e adorar em silêncio, livre dos condicionamentos, admitindo meus cansaços, me permitindo não ser infalível, sendo apenas gente...Pastoragente!

Roselaine Perez, a pastoragente para o Genizah

* SÍNDROME DE BURNOUT: Distúrbio psíquico, de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso.Se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até como defesa emocional). Resultado de um esforço extremo, um desgaste onde o paciente se consome física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e intolerante, com predileção para aqueles que mantêm uma relação constante e direta com atividades de ajuda. Ocorre geralmente em pessoas altamente motivadas, que sentem uma discrepância entre aquilo que investem e aquilo que recebem.

Fonte: Genizah

NOTA: Sabe o que mais me impressiona nisto tudo? Os constantes relatos de ex-líderes deste odioso movimento evangelical de prosperidade revelam, praticamente todos, em suas experiências, as técnicas persuasivas que os tais evangelistas da prosperidade utilizam para, literalmente, "lavarem os cérebros" de suas presas, misturando mentiras e verdades, produzindo "meias-verdades" (como a "antiga serpente", que o Livro do Apocalipse revela ser o diabo e que enganou Eva, no relato do Livro do Gênesis, com verdades e mentiras, produzindo.... meias-verdades). O conceito de "meia-verdade", apesar de parecer paradoxal, não é tão difícil de ser compreendido: exige-se, daquele que o utiliza, um conhecimento adequado daquilo a que está se propondo, no discurso. Depois de confundir o interlocutor com algo que este sabe e com algo que ele não sabe (é aí que entra a mentira), o fraudulento orador arremata frases de efeito, asserções e, nestas, o malígno conteúdo que pretende insuflar na mente alheia. Bingo! Sem a presença da Escritura, como um instrumento correto para salvaguardar o indivíduo da falácia herética (o que por sinal, infelizmente, é muito comum ao nosso povo que insiste em não querer conhecer mais da Bíblia), o terreno está pronto para o recebimento de todo o tipo de invasão pseudo-revelacional bíblica.

9 comentários:

Clóvis Santiago disse...

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" Jo 8:32. Cristo é a verdade, suficiente e necessária a qual devemos conhecer.
"nada além do sangue de Jesus".
Parabéns a Pastora! pela coragem e humildade. Deus te abençoe!

Adson Lins Santos disse...

Parabéns a pastora pela coragem em confessar e admitir seus erros! E a vocês por ajudarem a divulgar a verdade! Também publiquei em meu blog: www.mapeamentoespiritual.blogspot.com
Peço o favor de visitarem para conferir artigos muito interessantes!
Grato!
Paz!

Anônimo disse...

De fato, é assim que a entorpecência do G 12 adoece as pessoas e matam o cristocentrismo nas igrejas.Pois,a visão que sara é a de Deus, e esta ,produz vida e paz.

Sem.Fábia Negreiros

Tony Ferreira disse...

è isso mesmo pastora, o evangelho de Jesus é saber que o homem é mais valioso que seus erros, humildade e considerar os outros irmãos sem acepção eram atributos do evangelho de Cristo.

Miriam Neves disse...

Pastora, acho muito corajoso da sua parte se espor dessa maneira, creio que muitos se sintam assim mas não te coragem de falar, mas creio que existam pessoas frustadas em todo o meio evangélico.Infelizmentte o poder sobe a cabeça em qualquer lugar do mundo e em qualquer religião.
A minha declaração é que sou evangélica des de criança mas foi na visão celular onde estive mas próxima de Deus, e isso são pessoas em minha volta testemunham isso na minha vida.Creio que Jesus seria desprezado do jeito que a pastora escreveu, mas será que seria so na visão celular? Imagina Jesus entrando nas igrejas e chamando todos de ipócritas e falando que ele não é desse mundo. Tem coisas que realmente descordo, não somente na visão celular, e sim num povo que diz ser o povo de
Deus e nem chega perto do amor que ele mandou que tivessemos para com nossos irmãos.
Falar mal da visão seria pra mim cuspir no prato que me alimentei. Busco pegar tudo de bom que aprendi, e tenho aprendido em tudo que passa por minha vida.E não me frusto porque olho sempre pra Jesus, meu Alvo.Em qualquer denominação ele sempre será meu Alvo. Sou completamente apaixonada por Ele.

Jana Caldeira disse...

Meu nome é Jana Caldeira, Sou da Igreja Evangêlica Celular Ministério Lado a Lado em São Gonçalo RJ.

Gostaria de expressar minha opinião a respeito deste assunto chamado visão celular.
Hoje sou uma mulher liberta da escravidão do pecado e do servir aos demônios, eu e minha família que ainda se encontra dentro de um processo de Salvação e libertação por conta de tantos anos de serviços prestados ao demônios na Umbanda.
Sou extremamente grata não a visão celular, ou a um sistema de governo,mais a um ser humano que se dispos a me ajudar e entendeu em Deus e não em um sistema que sua vida seria canal de cura para a minha, eu por uma questão de consciência devo ser grata, não sei se a visão celular a tornou assim uma pessoa de Deus, mas sei que a mudança em sua vida impactou a mim e minha família, então glória a Deus pelo ser humano.
Não posso discordar de tudo que a Prª. relata, pois vejo com meus próprios olhos construções humanas que foram feitas em estruturas humanas dentro da visão celular desmoronando, tanta ministração, tanta cobrança, tantas exigências quase sobrehumanas, mesmo assim vejo pessoas indo embora em todos os sentidos, as pessoas por conta deste desgaste "espiritual" estão indo embora uma das outras, de uma coisa posso falar, as exigências dentro de um chamado "discipulado" na visão celular, quebra relacionamentos, mas são quebrados em tantos pedaços que não há como refazer, traz decepção, gera muito, mais muito mesmo, cançaso.
Nós decepcionamos, somos decepcionados,ferimos e somos feridos, na visão celular não há unidade no corpo, não há verdadeira comunhão da igreja, não, não temos tudo em comum, não repartimos o pão, e por muitas das vezes ministramos pessoas mas mantemos a distância no cutuvelo, impomos limites para amar.
Se alguém não corresponde as espectativas de "crescimento" passa a ser discriminada severamente, nos encontros com Deus são os Principes e Princesas do Senhor, depois porém diante de espectativas não correspondidas dentro do tempo que se estima, os Principes viram sapos e as princesas... nen sei em que se tornam.
Esse para mim é o maior erro da visão celular; o de desvalorizar o ser humano quando ele não corresponde ao que se tem em mente para ele...

Anônimo disse...

TITO 1.4 a 9

A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.

Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:

Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.

Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;

Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;

Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.

TITO 2 3 a 5

As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;

Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,

A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.

1CORíNTIOS 4.6

E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não... ir além do que está escrito..., não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.

Respectivamente:

Se, o principio de liderança bíblico não fosse desrespeitado como é hoje, estabelecendo mulheres ao ministério que Deus determinou exclusivamente aos homens. Amplamente determinado na Palavra.

Se, a mulher entendesse sua posição e aceitasse ser usada por Deus segundo os Seus planos

Se, não fosse ultrapassado o que estar escrito.

Esta irmã não teria sofrido tanto, mas, como ensina a Palavra:

Romanos 8.8

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Unknown disse...

É engraçado que só comentários que apoiam a pastora ficaram né? Espera ai pastora, pastora não tem nas outras igrejas é mulher de pastor ou missionaria né?
A visão é uma porta de ajuda e amor as pessoas que necessitam... Já fui de outras igrejas, e nunca me senti tão bem como na visão, lá eles cobram sim mas amam também, quantos desses mesmos irmão que escreveram ai em cima já pararam pra evangelizar um bêbado, quantos já saíram da sua casa de madrugada pra ajudar um discípulo com problemas... acho que é meio difícil né?... quantos já perderam uma noite de sono conversando pra tentar resolver os problemas do discípulo e quem já chorou pelas pessoas que precisam de Jesus em? em vez disso ficam criticando igreja! Me poupem disso, Deus quando instituiu a igreja ele não separou nada ele não separou batista de assembleia de Deus(exemplo), ele não designou nomes pra cada um seguir... O homem criou regras e quer impor a todo custo as pessoas,como o apostolo paulo diz lá em (1 Coríntios 6-12) todas as coisas não são lícitas mas nem todas nós convêm, será porque a visão parece liberal demais aos olhos dos outros? sera mesmo que essas pessoas que passaram quase 5 anos na visão não aprenderam nada? Queriam ir a congresso caros e não gastar nada me desculpem mas é uma viajem, você vai pra ficar em um hotel de quinta categoria a isso é problema seu gostar de não viver bem e depois ficar falando que estão obrigando que feio em??
Na visão Celular somos ensinados a honrar nossos lideres, a honrar nosso pais, a respeita e amar o próximo, somos ensinados pilares de compromisso e de como viver um relacionamento intimo com Deus, não ensina a amar da forma certa a esperar o tempo certo pra tudo, sei que muitos não vão nem ligar para o que to falando mas me digam é errado motivar as pessoas ganharem vida?
é errado ensina-las a amar ser pai e mãe a poder ter filhos espirituais e cuidar deles, acho que não! Em Jr. 1:5 diz que Antes que eu ou você e fosse formado no ventre ele já conhecia, e antes que saísse da madre, te santificava; às nações te dei por profeta. então devemos sim viver nesse plano se você não concorda amém, mas também não suje as tuas mãos falando mal do ministério, Deus nós pede vestes brancas e limpas de qualquer iniquidade e vocês devem saber que picuinha, fofoca, ficar falando mal do outro é pecado e assim sinto muito lhe informar mas você não vai ao céu!
Se falei algo que ofendeu me desculpem mas assim como eu também não falo de outros ministérios não aceito isso também...

Graça e paz do Senhor Jesus

Ane Nascimento
12 de segunda Geração da Igreja Vida na visão celular de Imperatriz - MA

Mary disse...

A paz a todos!

Entendo que qualquer que seja o modelo evangelístico a ser seguido devemos buscar fazer o melhor para o crescimento do Reino.
Acontece, porém, que na ânsia de alcancar os objetivos alguns perdem o foco (que é Jesus) e, consequentemente, deixam de lado as principais pessoas a serem gahas para Jesus que é a sua família. Temos que cuidar dos nossos, com muito mais amor e zelo que aos outros.
Sou de uma igreja que tem como método de trabalho as células. Sinto-me bastante grata por ter a oportunidade de conhecer este trabalho.
Penso que talvez o problema não esteja no modelo, mas em vc mesmo! É sempre mais fácil apontarmos o dedo aos outros que admitirmoso nosso próprio erro. O exagero, o 'encantamento', as cobranças ... de repente foram fruto de ações próprias, alimentadas por vc.
Ademais, o local escolhido para 'desabafo' de suas frustações não foi dos melhores, pois, se o que queremos é ajuntar... que não espalhemos ao vento conjecturas. E ainda que fossem certezas, ainda assim não valeria a pena divulgar ... vez que somente a Deus pertence a vingança.
Que tenhamos no coração e na mente apenas a certeza: um reino dividido não prevalece; e se a obra é do homem se desfará, mas se de Deus ninguém pode impedir.
Devemos fazer a Obra de Deus sem esquecer a família.

Converse com Deus, só Ele pode falar ao seu coração.

Ofertas Exclusivas!!!!