Pesquisar no blog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como a Rede Globo informa desinformando

"A REDE GLOBO E SUAS REPORTAGENS DIRIGIDAS"

Um pouco mais de media-watch, apenas para registro do que tenho apontado desde há um bocado de tempo, a comprovar a parcialidade da Rede Globo, desta vez relativa aos distúrbios do Oriente Médio, à sua persistente defesa da tese do aquecimento global e à gestão de estados governados pela oposição... Em suas edições jornalísticas, a Rede Globo tem se esmerado em procurar fazer das crises institucionais do Oriente Médio o pretexto para difamar os Estados Unidos e Israel, associando-os a apoiadores de regimes tirânicos. Segundo as suas reportagens, uma onda democrática está tomando conta destes diversos países islâmicos, à revelia e contragosto das duas nações, que têm apoiado as ditaduras até então existentes, como se estas fossem na verdade espécies de governos de fachada sob o comando dos ianques e dos trinta judeus donos do mundo.

Que estes dois países tenham optado por se relacionar com governos autoritários, isto pode ser uma verdade, mas até então posta em exercício face à falta de opções, para um conjunto de países que não conhecerá a democracia tão cedo, absolutamente por falta de uma cultura que a abrigue. Mal e mal, um ditador laico é uma escolha bem melhor do que o provável destino destes países de caírem sob o totalitarismo islâmico, à exemplo do Irã e do terrível regime talibã no Afeganistão. Disto, que salta aos olhos, a Rede Globo e em especial o Jornal Nacional tem se escorregado como um gosmento muçum.

Em outra reportagem, a emissora global quer provar a sua furada tese do aquecimento global pelo fato de que o mar tem avançado em algumas regiões do litoral brasileiro, em especial o cearense. Ora, eu nasci no litoral catarinense e sempre percebi, de um verão para outro, mudanças nas praias, de tal modo que às vezes este avançava, e às vezes retornava, deixando belas lagoas, e nisto em um estado cuja costa é escorada pela Serra do Mar, deixando pouca margem de influência para a tomada de terreno pelas marés. Quando, pelo contrário, fartam as nevascas a ponto de paralisar todas as atividades dos países europeus, canadenses e norte-americanos, aí a Rede Globo se esquece por milagre de seu ativismo eco-empulhador.

Finalmente, relembro recente reportagem exibida pelo fantástico, a retratar o calamitoso estado das delegacias de polícia do Brasil. Do Brasil? espera aí: os estados visitados foram São Paulo, Goiás, Tocantins, Pará e Maranhão. Destes, os cinco primeiros compõem governos do PSDB e o último, do PMDB, da oligarquia Sarney. Vejam, não menosprezo o teor de verdade da reportagem. Via de regra, estas delegacias são mesmo muito inoperantes. Suscita-me a desconfiança, entretanto, de que a equipe de reportagem não tenha escolhido ao menos "umzinho" estado sob um governo petista, de forma a sutilmente provocar a inferência de que em outros estados a coisa esteja indo melhor, ou na pior das hipóteses, apenas evitando se comprometer com o governo e a patrulha petralha.

Trata-se de uma vergonha sem fim que esta instituição comprometa-se tanto com sua agenda política em detrimento da notícia verdadeira, a fazer dos brasileiros um rebanho de idiotas manipuláveis, ao invés de respeitá-los como cidadãos - seus clientes - merecedores da informação fiel.

Fonte: Media Watch, para o MsM

NOTA: E o BBB? Você sabia que chovem críticas - cada vez mais ferrenhas - a esta latrina televisiva que é o "Big Brother"? Vou colocar os comentários de colunistas de vários sites, nos próximos posts, para você avaliar, prezado internauta. É... pelo visto, Globo, "a gente não se vê nisso aí"!

Em Cristo Jesus,

Pr. Artur Eduardo

Um comentário:

Sandro Moraes disse...

Globo, ovnis... Considero interessante e bem inteligente a forma com vc aborda e varia os temas tratados aqui. Quanto ao papel da Globo, bom, trabalho com jornalismo e tenho uma forma um pouco diferenciada da abordar a questão, contudo vale o debate. Interessante sua abordagem sobre as delegacias do MA. Nasci e moro em São Luís e gostei muito da reportagem no que é sensível à oligarquia Sarney: tudo o que desagrada a mais resistente oligarquia do país é saudável para o embrutecido MA. Quanto às coincidências partidárias, precisamos lembrar que a Globo tem sido anti-petista e anti-lulista nos últimos anos e inclusive apoiou Serra para presidente. Isto ficou explícito nos debates presidenciais. Mudou de lado nos últimos tempos? O tempo de governo de Dilma ainda é pequeno para concluirmos isto. A sua conclusão sobre o Egito e EUA é interessante. De qualquer modo gostei do seu trabalho e estou divulgando-o na minha lista de blogs. Abraço pastor.

Ofertas Exclusivas!!!!