Pesquisar no blog

sábado, 19 de março de 2011

Crise na Líbia

FRANÇA AFIRMA QUE PODE COMEÇAR INTERVENÇÃO MILITAR NA LÍBIA NESTE SÁBADO

O embaixador da França na ONU, Gerard Araud, disse, nesta sexta-feira em entrevista à BBC, que espera uma intervenção militar na Líbia horas depois de uma reunião diplomática em Paris, neste sábado.

Crise na Líbia

Foto 29 de 36 - 18.mar.2011 Duas aeronaves da Força Aérea britânica que serão usadas na operação militar na Líbia são vistas voando sobre a base aérea de Lossiemouth, em Moray, na Escócia Mais AP

"Amanhã teremos uma reunião em Paris com todos os principais participantes da operação, para um esforço diplomático. Então acho que seria um bom momento para mandar um último sinal", afirmou ao programa Newsnight. "Isso significa que os Estados Unidos, o Reino Unido e a França mandam um ultimato em relação ao cessar-fogo. Nós apresentamos as condições. Então, eu acho que depois da reunião, nas horas subsequentes, nós lançaremos a intervenção miliar", disparou. A secretária de Estado americana Hillary Clinton e o primeiro-ministro britânico David Cameron devem discutir os próximos passos na Líbia com o presidente francês Nicolas Sarkozy e líderes árabes, em Paris, neste sábado.

Araud disse que é importante ter países árabes envolvidos porque "temos preocupações sobre a imagem da Otan no mundo árabe".

Ele disse que os Emirados Árabes Unidos e o Qatar disseram aos franceses e britânicos que enviariam aviões e pilotos à missão. "Esta não é uma operação do ocidente. É a comunidade internacional fazendo uma intervenção à pedido da Liga Árabe", lembrou o diplomata. Quando perguntado se seria uma operação da Otan comandada por um militar norte-americano, Araud disse que "a decisão política ainda não foi tomada na Otan. Pode ser decidida nos próximos dias, mas ainda não sabemos se alguns países irão aceitá-la."

Em entrevista à CNN, a embaixadora americana na ONU, Susan Rice, afirmou que as forças do coronel Muammar Gaddafi violam o cessar-fogo previsto na resolução do Conselho de Segurança sobre a Líbia. "Sim, ele a violou", afirmou Rice ao ser perguntada a respeito da resolução 1973 das Nações Unidas adotada na quinta-feira. "A resolução 1973 exige um cessar-fogo imediato e o fim de todas as operações ofensivas. Ela também proíbe todos os voos sobre a Líbia", destacou Rice.

Em caso de violação desta resolução, os Conselho de Segurança autorizou o emprego "de todas as medidas necessárias" para proteger os civis, incluindo o uso da força. Rice lembrou que "o presidente (Barack Obama) impôs um ultimato esta tarde, com efeito imediato, para que Gaddagi decrete um cessar-fogo". Obama destacou nesta quarta-feira que Gaddafi foi "amplamente alertado" antes de a comunidade internacional escolher usar a força contra ele para "interromper sua campanha de repressão". "Se Gaddafi não obedecer a resolução (da ONU), a comunidade internacional imporá consequências. A resolução será reforçada com ações militares", advertiu o presidente americano.

Fonte: Uol

NOTA: Continuemos nossas orações pelo povo líbio.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!