Pesquisar no blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Êxodo líbio

CENTENAS DE MILHARES DE REFUGIADOS DEIXAM A LÍBIA E CRUZ VERMELHA AFIRMA QUE PAÍS JÁ VIVE CLIMA DE GUERRA CIVIL

Mais de 250 mil pessoas fugiram da Líbia rumo a países vizinhos desde o início da revolta popular contra o regime do ditador Muammar Kadhafi em meados de fevereiro, disse nesta quinta-feira (10) a ONU. Mais de 137.400 cruzaram a fronteira com a Tunísia, 107.500 com o Egito, 5.400 com a Argélia e 2.200 com a Nigéria, segundo um porta-voz da coordenação humanitária da ONU, que não quis se identificar. Muitos refugiados estão em acampamentos nas regiões fronteiriças. Em Choucha, na fronteira com a Tunísia, o Programa Mundial de Alimentos e o Crescente Vermelho fornecem alimentação diária a 7.000 pessoas, e a cifra dobrará nos próximos dias, disse o porta-voz.

Há pouca informação sobre a situação humanitária em áreas da Líbia controlada pelas forças de Kadhafi, como a capital, Trípoli, mas o porta-voz disse que três quartos do país permanecem isolados de assistência humanitária. A repressão do regime de Kadhafi aos rebeldes já deixaram milhares de mortos e muitos feridos. A Cruz Vermelha, mais cedo, afirmou que o país já vive uma situação de guerra civil.

Trabalhadores de Bangladesh fugidos da Líbia esperam em campo de refugiados em Ras Ajdir, na Tunísia, nesta quinta-feira (10) (Foto: AP)
Trabalhadores de Bangladesh fugidos da Líbia esperam em campo de refugiados em Ras Ajdir, na Tunísia, nesta quinta-feira (10) (Foto: AP)

"As necessidades de saúde são uma grande preocupação, particularmente em momentos em que estamos recebendo relatórios de fechamento de hospitais quando as pessoas mais precisam de atenção médica. Necessitamos de enfermeiras, e os civis feridos precisam chegar a essas instalações", disse o funcionário. Os Estados Unidos prometeram desbloquear outros US$ 17 milhões para ajudar os refugiados que escapam dos distúrbios na Líbia, e informaram que em breve enviarão equipes de ajuda humanitária à zona leste do país, dominada pela oposição. Mas o filho de Kadhafi disse nesta quinta-feira que a vitória estava à vista sobre os rebeldes que combatem contra o regime de seu pai, depois que forças leais recuperaram dois locais-chave e enquanto as potências ocidentais estudam como lidar com a guerra civil.

Fonte: G1

NOTA: Enquanto lideranças mundiais conversam, conversam, conversam, Kadhafi comete (notoriamente) crimes contra a humanidade, bombardeando livremente quaisquer manifestações contrárias ao seu regime! Se Kadhafi cair - o que é esperado - a questão não será a sua queda... mas a quantidade de tempo em que permaneceu no poder!

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!