Pesquisar no blog

sábado, 30 de abril de 2011

Tragédia nos EUA

SÉRIE DE TEMPESTADES COM TORNADOS MATA MAIS DE 340 PESSOAS NOS EUA

U
m novo balanço das autoridades americanas eleva para 342 o número de mortos pela série de tornados e tempestades que varreu o sudeste dos Estados Unidos. A tragédia já é a segunda maior causada por tornados nos EUA, a mais grave desde 1925. Diante do rastro de destruição deixado pelos tornados, voluntários decidiram ajudar a procurar sobreviventes entre os destroços. As equipes de emergência da região estão com recursos esgotados. Os corpos recuperados estão sendo armazenados em caminhões refrigerados, já que não há mais espaço em necrotérios. As autoridades já sentem falta de itens básicos, como lanternas e em uma vila até mesmo os bombeiros perderam seu caminhão. O balanço mais recente das vítimas soma 342 mortes em seis Estados, incluindo ao menos 254 em Alabama, 34 no Tennessee, 33 no Mississipi, 15 na Geórgia, 5 na Virgínia e um no Arkansas, segundo balanço divulgado pela rede de TV CNN.



Carro fica destruído por tornado em Tuscalosa, no Estado do Alabama, que tem 254 mortos
Carro fica destruído por tornado em Tuscalosa, no Estado do Alabama, que tem 254 mortos

O número perde apenas para as tempestades de 18 de março de 1925, quando 747 pessoas morreram no mau tempo que varreu Missouri, Illinois e Indiana. O segundo dia mais mortal de tempestades era em março de 1932, quando 332 pessoas morreram, todas no Alabama. Desta vez, os tornados deixaram ainda milhares de feridos, 990 apenas em Tuscaloosa, no Estado de Alabama, onde cerca de um milhão de casas e empresas ainda estão sem energia elétrica.

As autoridades disseram que as comunidades chegaram a ser alertadas do mau tempo e das chances de tornados, mas como foram tantos e tão devastadores e como atingiram áreas povoadas, os americanos não conseguiram evitar o rastro de destruição e um saldo de mortos que ainda deve aumentar. A escala do desastre chocou até mesmo o presidente Barack Obama, que visitou a região na sexta-feira. "Eu nunca vi devastação como esta", disse, me meio aos destroços em Tuscaloosa, onde ao menos 45 morreram e bairros inteiros foram destruídos.

O prefeito de Tuscaloosa, Walt Maddox, chamou a devastação de uma crise humanitária para a cidade, de mais de 83 mil habitantes. Maddox disse que 446 pessoas estão desaparecidas na cidade, mas ressaltou que muitas já devem ter sido encontradas por seus parentes, que não reportaram para a polícia.




Árvores, carro e destroços se misturam em paisagem deixada por série de tornados, em Tuscalosa, Alabama
Árvores, carro e destroços se misturam em paisagem deixada por série de tornados, em Tuscalosa, Alabama.

DEVASTAÇÃO

O Alabama deve receber dinheiro do governo federal para os trabalhos de reconstrução após a devastação. Neste momento, contudo, equipes de emergência e 2.000 soldados continuam focados em procurar sobreviventes em meio aos destroços. O governador do Alabama, Robert Bentley, já disse que o número de mortos deve aumentar à medida que as equipes avancem sobre as áreas mais afetadas. "Jamais tivemos um evento climático desta dimensão em nossa história", disse a Autoridade do Vale do Tennessee, uma empresa estatal que fornece eletricidade a nove milhões de pessoas em sete Estados.

Fonte: Uol

NOTA: Temo que vejamos mais catástrofes climáticas neste ano e no próximo. Oremos pelos americanos que perderam seus entes queridos e muitos do que construíram ao longo dos anos.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!