Pesquisar no blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Biodiversidade incrível!

EM UMA DÉCADA, MAIS DE 1000 ESPÉCIES SÃO DESCOBERTAS EM NOVA GUINÉ

M
ais de mil espécies de animais, insetos e plantas foram descobertos entre 1998 e 2008 na ilha Nova Guiné, aponta relatório publicado nesta segunda-feira (27) pela ONG (organização não-governamental) WWF. Ratos de um metro, rãs com caninos, cobras cegas e um golfinho de cabeça redonda foram catalogados por cientistas, além de dezenas de borboletas e invertebrados apontadas no documento sobre a biodiversidade da ilha, compartilhada pela Indonésia e Papua Nova Guiné.

"Este estudo mostra que as selvas e os rios da Nova Guiné se encontram entre os mais ricos, em termos de biodiversidade, no mundo", resumiu Neil Stronach, chefe para a Melanésia Ocidental da instituição. A Nova Guiné, que se estende da Ásia à Oceania, só cobre 0,5% da superfície da Terra, mas possui até 8% das espécies catalogadas no mundo. O relatório afirma também que a biodiversidade do local é tanta, que ainda é possível fazer novas descobertas.

Um único quilômetro quadrado de floresta tropical pode abrigar mais de 150 espécies de pássaros, de plumagens muito coloridas. Os cientistas viram igualmente a maior borboleta existente, com uma envergadura de 30 cm, e ratos gigantes de cerca de um metro de comprimento.

Golfinho
Entre as 1.060 espécies descobertas em 10 anos, uma das mais notáveis é a do golfinho de cabeça redonda e nadadeiras levantadas, que vive em águas pouco profundas das desembocaduras dos rios. Esta descoberta, feita em 2005 na Papua-Nova Guiné, foi a primeira de uma nova espécie de golfinhos em três décadas, segundo o WWF.

Espécie de golfinho com  (Foto: Guido J. Parra/WWF)
Espécie de golfinho de cabeça redonda (Orcaella heinsohni) descoberta durante exploração à ilha Nova Guiné (Foto: Guido J. Parra/WWF)

Fonte: G1

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!