Pesquisar no blog

domingo, 31 de julho de 2011

Exemplo de humanidade

IRANIANA ATACADA COM ÁCIDO SULFÚRICO PERDOA SEU AGRESSOR, MINUTOS ANTES DE O MESMO PERDER A VISÃO POR APLICAÇÃO DA PENA DO "OLHO POR OLHO"

Ameneh Bahrami, a mulher iraniana que ficou desfigurada e cega depois de um homem jogar ácido contra o seu rosto há sete anos por ela ter dito não ao seu pedido de casamento o perdoou neste domingo, minutos antes de ele perder a visão com ácido de acordo com a chamada Lei de Talião.

Ameneh Bahrami durante entrevista (Foto: Reuters).
Ameneh Bahrami durante entrevista (Foto: Reuters).

Pelas leis islâmicas iranianas, a sentença seria administrada neste domingo em um hospital de Teerã quando, minutos antes, Ameneh perdoou o homem, Majid Mohavedi, de 29 anos, informou a agência de notícias Fars. Com base nas informações da agência, agora Movahedi voltará à prisão para cumprir a pena de detenção por tempo indeterminado. Já a agência estudantil Isna citou declarações de Bahrami: "Lutei sete anos para conseguir esta condenação e ver a pessoa que me jogou ácido ser punida como 'olho por olho'". À televisão iraniana IRIB, ela declarou que o havia perdoado porque "nunca buscou a vingança, mas uma compensação", que pela imprensa local será de 150 mil euros, para cobrir as despesas médicas, e não os 2 dois milhões de euros que havia solicitado. Em 23 de maio, o procurador-geral do Irã e porta-voz do Poder Judiciário, Gholam Hossein Mohseni-Ejei, informou que a pena contra Movahedi, condenado a perder a visão com ácido sulfúrico, era firme e inapelável.

O fato remonta a 2004, quando Movahedi, um pretendente rejeitado, jogou ácido sulfúrico no rosto de sua colega, Ameneh, porque ela não havia aceitado suas insistentes propostas de casamento. Em 2008, um tribunal condenou o agressor a receber dez gotas da mesma substância em cada olho. A lei permite a vítima obter a vingança ou perdoar o agressor. A pena deveria ser aplicada pela própria Ameneh, de 32 anos, quem havia declarado ao jornal local Armam que estava disposta a ceder em troca de compensação de 2 milhões de euros. O condenado reconheceu ter sido o autor da agressão e disse que cometeu o ato insano por amor: "quando pedi a sua mão e ela me disse que iria casar-se com outra pessoa, eu pensei em jogar ácido no rosto dela para que o namorado a abandonasse". Ameneh morou no ano de 2009 em Barcelona, onde foi submetida a diferentes cirurgias nos olhos e no rosto, mas os médicos não conseguiram salvar a visão de um de seus olhos. Organizações internacionais de defesa dos direitos humanos, como Anistia Internacional (AI) insistiram em pedir que a sentença não fosse executada, por qualificarem a mesma de desumana.

Fonte: Yahoo!

NOTA: Parabéns à iraniana pelo gesto - este sim, humano - de perdoar seu agressor. Espero que ele tenha muito tempo na cadeia para pensar na bobagem que fez e no perdão que recebeu. Contudo, não posso parar de pensar que, se fosse no Brasil, a moça não teria o trabalho de perdoar seu agressor: esta Justiça maldita - baseada em trâmites e politicagens tão malditos quanto - já teria "perdoado" o agressor há muito, muito tempo...

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!