Pesquisar no blog

domingo, 14 de agosto de 2011

Mitos latinoamericanos

ÍCONES DA AMÉRICA LATINA, OVACIONADOS COMO "HERÓIS", MAS QUE A HISTÓRIA TEM REVELADO COMO VERDADEIROS VILÕES

E
se você descobrisse que quase tudo o que aprendeu na escola sobre a história da América Latina estava errado? O livro Guia politicamente incorreto da América Latina (Editora LeYa, 335 páginas, 39,90 reais) desconstrói os maiores mitos e ataca as figuras mais sagradas do continente. Numa continuação do sucesso editorial Guia politicamente incorreto da história do Brasil, de Leandro Narloch, o autor, desta vez ao lado do repórter de VEJA Duda Teixeira, desfaz os velhos discursos expondo os erros cometidos pelos mocinhos e as virtudes daqueles considerados vilões. A publicação já chega às livrarias de todo o país como um best-seller.

Mito 1: Che


Mito: Um dos nomes e rostos mais gravados e repetidos não só na América Latina, mas em todo o mundo, Che Guevara é visto como um herói audacioso e sonhador, que lutou em favor da paz, dos direitos humanos e do bem-estar dos mais pobres.

Fato: O guerrilheiro promovia execuções sem julgamento, além de perseguir roqueiros, hippies, gays e trabalhadores preguiçosos. Tinha vontade de começar uma guerra nuclear e repetia que “um povo sem ódio não pode triunfar sobre um inimigo brutal”.

Mito 2: Índios vivendo pacificamente

Mito: Os índios viviam felizes numa sociedade bem organizada e igualitária quando os malvados europeus chegaram à América, no fim do século XV. Explorados, astecas, incas e maias perderam seus grandiosos impérios e sua identidade cultural.

Fato: Os indígenas faziam sacrifícios humanos e obrigavam povos subjugados por eles a fazer migrações forçadas e a aceitar símbolos religiosos alheios. Milhares de índios festejaram a chegada dos conquistadores espanhóis e a vitória deles sobre os imperadores nativos.

Mito 3: Bolívar


Mito: Simon Bolívar comandou as revoluções que promoveram a independência de Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Ele chegou a ser aclamado ‘libertador’ em 1813. Ficou conhecido por ter uma visão socialista e ir contra os privilégios dos mais ricos.

Fato: Bolívar nasceu na aristocracia colonial e recebeu uma educação digna de nobres. Adulto, tornou-se um homem altamente autoritário e centralista. Ele participou da luta de classes – só que na parte de cima: temia que os negros e mestiços assumissem o governo.

Mito 4: Negros revolucionários do Haiti


O revolucionário haitiano Toussaint L'Overture (Mansell/Time Life Pictures/Getty Images)

Mito: A Revolução do Haiti, em 1791, foi a única revolta escrava vitoriosa na América. Seus resistentes protagonistas lutaram contra a escravidão instaurada pelos mandatários brancos, que restringiam a liberdade dos vassalos com políticas racistas.

Fato: Os revolucionários haitianos criaram uma monarquia escravista ainda pior do que a europeia. Eles próprios submeteram os outros negros à escravidão e os atacaram para vendê-los como escravos em troca de pólvora e de dinheiro.

Mito 5: Perón


Mito: Juan Domingo Perón foi três vezes presidente da Argentina. Ele é visto como herói no país por ter promovido grandes mudanças sociais e ajudado o país a crescer. Ao lado de sua mulher, Evita, tem um enorme apelo popular na esquerda.

Fato: Perón destruiu a economia argentina ao inibir investimentos internos e externos. Atacou grupos de esquerda e tinha admiração por fascistas italianos e alemães. Acolheu nazistas na Argentina após a II Guerra. Já Evita era consumista e fã de vestidos de grifes francesas.

Mito 6: Pancho Villa


Mito: Durante a Revolução Mexicana, Pancho Villa tornou-se muito popular entre os camponeses, que o admiravam como uma espécie de Robin Hood. Eles apoiaram Pancho porque pensavam que ele faria uma reforma agrária no México.

Fato: O bandoleiro foi, na verdade, um latifundiário cruel. Além de se recusar a dividir suas terras, submeteu os empregados da fazenda que ganhou do governo a uma rígida disciplina, fuzilando os que eram pegos roubando. Dizia que a ideia de igualdade social era uma farsa.

Mito 7: Allende


Mito: Eleito presidente do Chile em 1970, Salvador Allende foi o primeiro marxista a chegar ao poder pelas urnas. Seus defensores acreditam que ele era um presidente democrático - que foi deposto injustamente pelo general Augusto Pinochet, com ajuda da CIA.

Fato: Allende atacou e perseguiu a imprensa chilena, favoreceu terroristas cubanos, além de passar por cima dos sistemas Judiciário e Legislativo do país. Criou um enorme caos econômico e institucional no Chile e foi deposto por militares que inicialmente estavam do seu lado, como Pinochet.

Fonte: Veja

NOTA: É como se diz no The History Channel: Se não quisermos repetir os erros do passado, precisamos conhecê-lo! Um povo sem passado é um povo sem história!

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!