Pesquisar no blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O stressante trabalho pastoral (Links de estudos sobre Disciplina Eclesiástica)

OS "COITADOS" NEM SEMPRE SÃO OS "OUTROS"... E ´SOBRE A DISCIPLINA ECLESIÁSTICA´

Vasculhando a Internet em busca de algo interssante para o blog, vi a indicação de um post em um determinado blog que, pelo pouco que li, nada tem de religioso - muito menos cristão. Mas o que me chamou à atenção foi justamente um de seus posts, no qual o escritor - que parece um daqueles tipos cool, muito em voga atualmente - diz estar surpreso com a carga de stress emocional pela qual muitos pastores têm passado, segundo suas próprias leituras da Internet. Ele brinca com a questão do dízimo, mas o interessante aqui é observar este descrente admirado pelo estado em que muitos pastores, hoje, no Brasil, se encontram... e, quase sempre, por motivos ligados à congregação, ou seja, pelos de "dentro" e não pelos de "fora". Deixou-me surpreso, pois, como Pastor, posso lhes falar que, em quase tudo o que diz, o texto é verdade... Leia o texto:
Pode parecer que estamos tirando uma com a cara dos pastores evangélicos, mas o pior é que não estamos (pelo menos não dessa vez). A quem o assunto interessar é só fazer uma busca na net e verificar que o assunto é sério e verdadeiro, ou seja, muitos pastores estão surtando. Os motivos apontados são vários:
- descuido com a saúde mental;
- solidão;
- falta de acompanhamento para compartilhar seus problemas;
- ativismo ministerial;
- falta de repouso adequado;
- pressão institucional por resultados em termos de número de membros e ofertas.
Este último ponto acaba sendo o mais que mais provoca problemas. O motivo? O desencontro entre o chamado de Deus e a prática pastoral revelado no conflito interior de ser um homem de Deus, mas que vive sendo cobrado por uma organização (muitas com sentido empresarial) que os afeta com freqüentes cobranças por resultados contábeis: dízimos, ofertas, de batismos, etc. (...)

A coisa se complica quando os fieis confrontam seus pastores em busca de posturas mais condizentes com o cargo que ocupam, esses se vêem em conflito por serem constrangidos a agirem incoerentemente, ou melhor, de forma oposta aos princípios bíblicos e tendo certeza que os fieis notarão.
Não podemos informar com certeza até que ponto os números a seguir são coerentes, mas se forem a coisa se revela assustadora, sobretudo por saber que essas pessoas são vistas como referência em vários quesitos.
47% dos pastores evangélicos sofrem de transtornos mentais
16% têm depressão
13% Não conseguem dormir normalmente

O quadro que constatamos lendo algumas reportagens na net é o seguinte:
- pastores estressados, a ponto de explodir;
- pastores em tratamento psicológico e psiquiátrico;
- pastores com crises de depressão profunda;
- pastores tendo crises emocionais durante os sermões;
- pastores dependentes de remédios de tarja preta;
- pastores que apresentam tendências suicidas;
- pastores cujas famílias viraram a válvula de escape de seus problemas e se tornam vitimas dos seus ataques físicos e emocionais".
É uma situação triste... bem, "triste" é um eufemismo... é uma situação miserável, na qual, infelizmente, estão muitos pastores que têm de lidar com hipocrisias, mentiras, falsidades, escárnios, indiferenças, obstinações, etc., etc., etc., etc., etc... A lista é realmente grande!
Mais à frente, outro site fala da recente pesquisa que foi divulgada pela revista "Eclésia" (o que é de admirar, pois, conhecida como a "Veja" dos evangélicos, "Eclésia" tem se mostrado quase sempre crítica, com um sarcasmo característico, indo na onda de sites e blogs que, por causa dos profetinhas da prosperidade, tendem a colocar todos os pentecostais no mesmo "liquidificador" e fazer uma vitamina! Um momento de lucidez da "Eclésia", contudo, a fez despertar para um dos mais graves problemas que atingem a Igreja evangélica brasileira: falta de disciplina, posicionamentos antibíblicos em nome do "politicamente correto", pressões, obstinações, chocarrices, porfias, etc. estão, literalmente, levando pastores "à beira de um ataque de nervos".
Pastores à beira de um ataque de nervos”, este é o título de um excelente artigo publicado na Revista Eclésia, edição 118, assinado por Uilian Uilson Santos. Seu texto se refere ao aparecimento cada vez mais freqüente, de doenças emocionais em pastores e líderes evangélicos. Baseado numa tese de psiquiatria e religião, intitulada “a prevalência de transtornos mentais entre ministros religiosos”, o artigo revela os seguintes índices:

47% dos pastores evangélicos sofrem de transtornos mentais
16% têm depressão
13% Não conseguem dormir normalmente

Conheço alguns companheiros que apesar de manifestar os sintomas dos distúrbios mentais e emocionais, teimam em manter o mesmo padrão de vida (desgraçadamente vivida). Quem acaba no final sendo penalizada com isso, é a família do pastor ou líder, que por ser transformada em escape de suas neuroses, psicoses e demais distúrbios, sofre constantemente com seus ataques de nervos, mal humor crônico, maltratos e outros descarregos emocionais.

Agora, dois textos de fontes bem diferentes, sobre a DISCIPLINA ECLESIÁSTICA: como ela deve ser praticada à luz das Escrituras! Não escolhi uma fonte, mas peguei duas díspares na Internet: a primeira, de origem reformada, na qual o autor (bem "academicamente", ou seja, citando as fontes bíblicas à exaustão), fala da necessidade da disciplina na Igreja, das "confuões" que há - muitas das quais por desconformidade com o que PRESCREVE a Bíblia - e como a Igreja tem sofrido por não usar a disciplina nos moldes bíblicos: por AMOR, por JUSTIÇA, por NECESSIDADE, por OBEDIÊNCIA.... TUDO isso primeiramente em relação À PALAVRA DE DEUS. Peço-lhe que leiam, irmãos:

http://thirdmill.org/files/portuguese/79393~9_19_01_9-59-11_AM~disciplina_igreja.htm

Em segundo lugar, outra fonte, pentecostal (IASD), cujo fundamento (A BÍBLIA), alia-se ao que dito pela fonte acima, posto que os homens que as escreveram pautaram-se na Escritura. Como são ESTUDOS com uso à exaustão da Bíblia (e, curiosamente, de fontes díspares, as quais alguns podiam suspeita que agissem de maneira completamente distinta), entendemos que podemos citá-las no mesmo nível: ESTE É O RESULTADO quando usa-se a Bíblia (e não as invencionices humanas) para dirigirem questões relativas ao bom andamento da OBRA DO SENHOR DEUS. Leiam.

http://www.ebdweb.com.br/2009/05/02/disciplina-eclesiastica/


Em Cristo Jesus,

Pr. Artur Eduardo

Um comentário:

Anônimo disse...

Fiz o download completo do Third Millennium Ministries. Quase 8 mil arquivos. Português, inglês e espanhol.
Tem material pra estudar até morrer.
Muita coisa boa.
Valeu, Pastor Artur!

Ofertas Exclusivas!!!!