Pesquisar no blog

sábado, 1 de outubro de 2011

Série: "Formadores da Sociedade Pós-Moderna - Carl Jung" (VÍDEOS)

FORMADORES DA SOCIEDADE PÓS-MODERNA: CARL GUSTAV JUNG E A BUSCA PELO INDIVÍDUO


A partir deste sábado estarei postando uma série de links de documentários sobre algumas das pessoas mais influentes da Modernidade e da Pós-Modernidade. Intitulei esta série de "Formadores da Sociedade Pós-Moderna", pois os links dos vídeos aqui serão de estudiosos, filósofos, cientistas, professores, sociólogos, escritores, enfim, quem teve reconhecidamente influência na formação do que é chamado atualmente de "Pós-Modernidade".

O primeiro documentário fala de Carl Gustav Jung que é, hoje, um dos nomes mais famosos da Psicologia. Ex-seguidor de Sigmund Freud, Jung fundou sua própria escola, cujos discípulos espalharam-se por todo o mundo. Autor de elementos que viriam a formar o modus operandi de nossa sociedade pós-moderna, Jung foi um inovador em vários aspectos, criando termos que usamos profusamente, como "introvertido" e "extrovertido" e apresentando-nos a idéia do "Inconsciente Coletivo" e a dos "Arquétipos". Nossa sociedade atual, que valoriza o indivíduo como nunca - ao ponto de, até, deificarmo-lo! - tem em Carl Jung um de seus principais fundadores. Os nazistas valeram-se de suas idéias, adaptando-as à sua Agenda; os hippies têm sido ligados à psicologia jungiana, que valoriza aspectos de uma espiritualidade eminentemente pós-moderna, ou seja, elementos identificados com "Arquétipos" de toda a sociedade, os quais estariam presentes no ressurgimento do paganismo new age das décadas de 60 em diante!

Você verá também, neste curto documentário, que os processos seletivos profissionais, oriundos de um desdobramento natural das principais idéias de Jung, servem hoje nos EUA como um modelo de avaliação vocacional padrão, completamente adaptado ao pragmatismo americano, marca inconfundível da sociedade estadunidense por todo o século XX. Vale a pena assistir para entender melhor as mentes de alguns dos homens que descreveram e influenciaram a sociedade pós-moderna deste início do século XX e deste início de século XXI.

OBS.: os documentários têm legenda em português, mas é preciso que você clique no botão "CC"
nas janelas dos vídeos. As legendas aparecerão automaticamente.


Parte 1


Parte 2

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!