Pesquisar no blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Reitor da USP comenta colocação da Universidade no ranking do "THE"

REITOR DA USP COMENTA COLOCAÇÃO (178ª) DA UNIVERSIDADE NO RANKING DO TIMES HIGHER EDUCATION. VEJA, ABAIXO, OUTROS RANKINGS INTERNACIONAIS DE UNIVERSIDADES

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, comemorou o resultado do ranking internacional do Times Higher Education (THE), que colocou a instituição paulista como a 178ª melhor do mundo. Rodas, no entanto, destacou que a melhoria é apenas um primeiro passo. “Resta muito a ser alcançado”, disse Rodas.

O ranking foi divulgado na noite desta quarta-feira (4). Foi a segunda vez que a USP apareceu no ranking entre as 200 melhores universidades – a primeira foi em 1996. A USP recebeu 44,1 pontos na avaliação dos especialistas da THE. O ranking avalia o desempenho dos estudantes e a produção acadêmica nas áreas de engenharia e tecnologia, artes e humanidades, ciências da vida, saúde, física e ciências sociais. A pontuação da universidade brasileira é menos da metade do índice alcançado pelo primeiro colocado no ranking, o Instituto de Tecnologia da Califórnia, que marcou 94,1 pontos.

VEJA O RANKING DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO PELA TIMES HIGHER EDUCATION
Instituição
País
Pontos
Saiba mais
1º) Instituto de Tecnologia da Califórnia EUA 94,8 Site oficial
2º) Universidade Harvard EUA 93,9 Site oficial
Universidade Stanford EUA 93,9 Site oficial
4º) Universidade Oxford Reino Unido 93,6 Site oficial
5º) Universidade Princeton EUA 92,9 Site oficial
6º) Universidade de Cambridge Reino Unido 92,4 Site oficial
7º) Instituto de Tecnlogia de Massachusetts (MIT) EUA 92,3 Site oficial
8º) Colégio Imperial de Londres Reino Unido 90,7 Site oficial
9º) Universidade de Chicago EUA 90,2 Site oficial
10º) Universidade da Califórnia, Berkeley EUA 89,8 Site oficial
178º) Universidade de São Paulo (USP) Brasil 44,1 Site oficial
276º-300º) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Brasil N/A Site oficial
VEJA O RANKING COMPLETO (link para o site da Times Higher Education)

A outra universidade brasileira que aparece no ranking, que conta com 400 instituições de ensino superior, é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que aparece no bloco de posições entre 276º e 300º lugar (não há uma colocação específica). O ranking de 2010 tinha apenas 200 universidades, e nenhuma instituição brasileira constava.

Nos critérios de avaliação, a USP obteve boas notas em qualidade dos professores (61,7 pontos) e em pesquisa (58,0), mas teve notas baixas em inovação (33,3), projeção internacional (22,9) e citações em pesquisas (18,8). Para o reitor Rodas, “a melhora significativa da USP comprova a preocupação crescente da comunidade acadêmica com a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, interdisciplinaridade, coesão e ênfase na internacionalização”. Este ano, a USP comemorou a marca de 100 mil títulos de pesquisa em pós-graduação.

USP aparece em 178º lugar no ranking internacional do Times Higher Education (Foto: Divulgação/USP)
USP aparece em 178º lugar no ranking internacional do Times Higher Education (Foto: Divulgação/USP)

A relação anual da Times Higher Education, que utilizada dados da Thomson Reuters, é baseada em 13 indicadores, que vão de investimento à pesquisa, passando por publicações científicas, número de doutorados e de estudantes estrangeiros. Outra lista, publicada em setembro pela QS, antigo sócio da Times Higher Education, coloca na liderança a Universidade de Cambridge, seguida por Harvard e pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT).

Conheça os rankings mundiais de universidades
Quatro instituições internacionais publicam anualmente rankings de avaliação das universidades pelo mundo: o Times Higher Education; o QS World University Rankings, ambos britânicos; e o Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais, na tradução em chinês (ARWU), da a Universidade de Comunicações de Xangai (Jiaotong); e o Webometrics Ranking of World Universities. Conheça cada um:

Times Higher Education (THE)
Ranking britânico que avalia o desempenho dos estudantes e a produção acadêmica nas área de engenharia e tecnologia, artes e humanidades, ciências da vida, saúde, física e ciências sociais. Também faz uma análise da reputação da universidade.
QS World University Rankings Ranking britânico que usa em sua metodologia a reputação acadêmica, citação por docente, razão de estudante por docente, reputação junto ao empregador e internacionalização do corpo docente.
Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU) Ranking chinês da Univerisidade de Comunicações de Xangai (Jiaotong) surgiu em 2003, surgiu quando Pequim decidiu criar universidades de nível internacional e precisou definir os critérios de excelência. O ranking é muito criticado na Europa, especialmente na França, que denuncia uma avaliação voltada para a pesquisa, em detrimento da formação.
Webometrics Ranking of World Universities Considera os conteúdos disponibilizados na internet, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico.

Na terça-feira (4), a USP apareceu em primeiro lugar em outro ranking acadêmico, o ranking QS de universidades da América Latina. O Brasil teve 31 instituições entre as cem melhores deste ranking. No ranking mundial da QS, a USP aparece em 169º lugar. Já no Webometrics Ranking of World Universities, que avalia o desempenho da universidade em sua produção na internet, a USP está em 43º lugar no mundo.

Fonte: G1

NOTA: Parabéns a TODOS que fazem a USP e, em especial, ao Reitor por sua humildade e colocações corretas nas declarações sobre a qualificação da USP neste ranking.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deu uma melhoradinha. Tá melhor do que Olavo de Carvalho havia denunciado antes:232°.
Mas ainda está muito abaixo das boas universidades americanas que, segundo dizem, estão em decadência.
Se esta é a pontuação da USP imagina das outras.

Ofertas Exclusivas!!!!