Pesquisar no blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Documentário: "O Lado Obscuro de Michelangelo" (VÍDEO)

DOCUMENTÁRIO: "O LADO OBSCURO DE MICHELANGELO"




O National Geographic Channel apresentou um programa fascinante sobre Michelangelo, baseado especificamente na teoria do historiador da Arte, o italiano Antonio Forcellino, segundo a qual Michelangelo era um membro de um movimento de reforma informal do século 16 chamado spirituali (os espirituais).

Enquanto estudava a escultura de Michelangelo, o Moisés, parte do túmulo de Júlio II, Forcellino começou a notar certas "anomalias" que lhe fizeram refletir. Novas pesquisas, especialmente nos arquivos do Vaticano, levaram-no à descoberta de relação entre Michelangelo, o Cardeal Reginald Pole, o Cardeal Ercole Gonzaga, e Vittoria Colonna, uma nobre e poetisa.

O que essas pessoas tinham em comum era o desejo de reformar a Igreja Católica a partir de dentro. Na verdade, a perspectiva de Pole sobre a justificação teria uma impressionante semelhança com Lutero, embora não idêntico a ele. O mistério gira em torno das análises de Forcellino sobre a vida, algumas das mais importantes obras de Michelangelo e aquela que pode ser uma das maiores descobertas históricas de todos os tempos, a provável ligação entre o "artista divino" e as idéias que moldariam a Reforma protestante do século XVI.

Um comentário:

Márcio Reimão disse...

Este documentário foi muito bacana, podemos ver a importância do processo protestante na humanidade.

Mas, infelizmente a maioria das "igrejas evangélicas" hoje não só cobram a salvação como a prosperidade, a cura, etc.

Abraço,

Ofertas Exclusivas!!!!