Existe algo mais assustador do que um guepardo correndo atrás de você? Sim, um guepardo robótico sem cabeça vindo atrás de você em velocidade recorde. Esse pesadelo é agora uma realidade, graças ao DARPA’s Cheetah robot (robô guepardo da DARPA, agência americana), que alcançou 29 quilômetros por hora (km/h), recorde de velocidade para uma máquina com pernas robóticas. O robô, desenvolvido pela Boston Dynamics, usa a tecnologia M3 (DARPA’s Maximum Mobility and Manipulation program), que permite a máxima mobilidade do guepardo robótico. O projeto principal da empresa é desenvolver robôs de combate que possam fugir e escapar de seres humanos a pé.
O recorde anterior para robôs com pernas era 21 km/h, e foi estabelecido em 1989 pelo robô MIT Leg Lab’s stick-figurish Planar Biped (do Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Guepardos de carne e osso podem correr muito mais rápido do que o novo robô, entretanto, podendo chegar até 112 km/h.
O guepardo sem cabeça robótico é apenas um entre o zoológico de robôs que está sendo projetado. Beija-flores, peixes e cães são alguns dos outros animais que estão sendo desenvolvidos pela empresa Boston Dynamics. Vários desses robôs estão sendo feitos para aplicações militares. Isso ainda não é assustador o suficiente para você? Pois a Boston Dynamics está construindo um robô humanoide chamado Atlas, que será capaz de andar e movimentar-se de pé, apertando e agarrando coisas com seus dois braços robóticos – e assim como os outros animais, sem cabeça. A empresa diz que, para além das aplicações militares, os robôs podem ser usados para fins humanitários também, como para resgates de emergência em desastres.
Fonte: Hypescience
Nenhum comentário:
Postar um comentário