Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929, em Atlanta e foi morto em Memphis, no dia 4 de abril de 1968. Pastor protestante e ativista político estadunidense tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo. Martin Luther King foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é “Eu Tenho Um Sonho”, em que falou sobre a necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos.
Entre suas principais ações estão as marchas para o fim da segregação racial e das discriminações no trabalho e a conquista de direitos civis básicos como o do voto. A maioria de suas reinvindicações foram posteriormente acatadas e agregada à lei estadunidense com a aprovação da Lei de Direitos Civis em 1964, e da Lei de Direitos Eleitorais em 1965.
Por seus fortes ideais, Martin Luther King foi odiado por muitos segregaciosnistas do sul. No dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, o pacifista foi assassinado em um hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime mas anos depois repudiou a confissão.
Fonte: Opinião e NotíciaFrases inesquecíveis de Martin Luther King:
"Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes; mas não aprendemos a simples arte de vivermos juntos como irmãos."
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
"Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver."
Nenhum comentário:
Postar um comentário