Pesquisar no blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Documentário: "Conhecimento Perigoso" (VÌDEO)

DOCUMENTÁRIO ABORDA QUESTÕES SOBRE A NATUREZA DA REALIDADE E COMO ESTA BUSCA LEVOU ALGUNS DOS MAIS PROEMINENTES PENSADORES MODERNOS À LOUCURA E À MORTE!

Neste documentário único, da BBC4, David Malone analisa quatro matemáticos brilhantes - Georg Cantor, Ludwig Boltzmann, Kurt Gödel e Alan Turing - cujos conhecimentos têm-nos afetado profundamente, mas que, tragicamente, levou-os à loucura e à morte. O filme começa com Georg Cantor, o grande matemático cujo trabalho mostrou ser a fundação para muito da matemática do século 20. Ele acreditava ser o mensageiro de Deus e acabou sendo levado à loucura tentando provar suas teorias sobre o infinito.

Ludwig Boltzmann luta para provar a existência de átomos o que eventualmente o levou ao suicídio. Kurt Gödel, o introvertido confidente de Einstein, provou que haveria sempre problemas que estavam fora da lógica humana. Sua vida terminou num sanatório, onde jejuou até a morte. Por último, Alan Turing, o grande Bletchley Park criptógrafo, o pai da ciência da computação e homossexual, morreu tentando provar que algumas coisas são fundamentalmente sem provas.

O filme também fala ainda de outros pensadores que continuaram a perscrutar a questão de saber se há coisas que a matemática e a mente humana não podem saber. Eles incluem Greg Chaitin, matemático da IBM TJ Watson Research Center, de Nova York, e Roger Penrose. Conhecimento Perigoso (Dangerous Knowledge) aborda algumas das questões mais profundas sobre a verdadeira natureza da realidade, cujas raízes e implicações vários matemáticos ainda estão tentando responder.


Um comentário:

Rogerio Floripa disse...

Baixar o Documentário - Conhecimento Perigoso - http://mcaf.ee/oq1zt

Ofertas Exclusivas!!!!