Pesquisar no blog

domingo, 4 de novembro de 2012

Mais um filósofo ateu contesta materialismo naturalista!

FILÓSOFO ATEU JOHN NAGEL QUESTIONA CONCEPÇÃO NEODARWINISTA DA NATUREZA


Thomas Nagel

Ele é um homem de impecáveis credenciais acadêmicas e ateias. Um dos mais respeitados filósofos dos EUA, orientando de John Rawls, professor da Universidade de Nova York, autor de inúmeros textos em que declara sua descrença, Thomas Nagel [foto] vem causando alvoroço com a publicação de Mind and Cosmos, que saiu em setembro. O subtítulo esclarece as razões da celeuma: por que a concepção materialista neodarwinista da natureza é quase certamente falsa.

É um livro gostoso de ler, embora denso, e que levanta pontos importantes. Para Nagel, num eco do problema mente-corpo, as explicações científicas para questões como consciência, intencionalidade e valor são necessariamente incompletas, o que cobra uma mudança de paradigma.


(...) No exemplo mais gritante, ele diz rejeitar a noção de que forças cegas da natureza produziram vida porque isso vai contra o "senso comum". Ora, quase tudo em ciência, da relatividade à mecânica quântica, ofende o senso comum, mas nem por isso descartamos essas disciplinas.

Outro ponto delicado é que Nagel não tem nada para pôr no lugar do darwinismo. Numa retomada de Aristóteles, o autor sugere que as explicações científicas incorporem uma teleologia, isto é, acatem a noção de propósito ou direção entre as leis da natureza. Com isso, a alegada improbabilidade da vida e o processo de evolução por meio de mutações aleatórias deixariam de ser um problema. Pode ser, mas receio que criaríamos outro ainda maior, à medida em que as portas da ciência estariam escancaradas para a metafísica.

Fonte: Paulo Lopes
 
NOTA: A análise é de Hélio Schwartsman, para a Folha, e vê-se claramente o preconceito religioso do jornalista - algo extremamente comum no meio midiático ocidental. Afirmar que "não colocar ´nada´ no lugar do Darwinismo" é algo como "escancarar as pontas da ciência para a metafísica" mostra que o dileto jornalista não entendeu nem o que é ciência, e muito menos o que é metafísica. Mais e mais autores, cientistas, pesquisadores das mais diversas áreas estão abrindo espaço à idéia de que o Universo tem, sim, um propósito, um telos (daí o nome "teleológico"), o que só se explicaria com a participação de uma mente, de um "Projetista", de um "Designer Inteligente". Fingir que desconhece as implicações do movimento conhecido como "Inteligent Design" é mostrar-se parcial e não tratar os fatos sobre o assunto de um modo realmente sério. As implicações sugeridas por todos os campos nos quais está a idéia do Intelligent Design são volumosas e fazem tremer as bases do Darwnismo ou do seu irmão mais novo, o Neodarwinismo. Não é à toa, prezado internauta, que filósofos e cientistas ateus têm, cada vez mais, seguido o posicionamento do dr. Thomas Nagel.

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!