Pesquisar no blog

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Como (não) anda a Igreja Cristã na Inglaterra

REINO UNIDO TENTA DAR DESTINO AOS INÚMEROS TEMPLOS QUE FECHAM MAIS E MAIS A CADA ANO


Em Surrey, um templo virou parque de skate
O fechamento de templos no Reino Unido — principalmente da Igreja Anglicana, que é hegemônica — não se restringe às grandes cidades, porque ocorre também nas comunidades rurais. Por conta disso, de acordo com estimativa publicada em um artigo do The Telegraph, de 20 a 30 templos por ano encerram suas atividades.  Nos últimos 30 anos do século passado, período de maior declínio na frequência aos cultos, houve o fechamento de 1.500 templos — o que dá a média de 50 por ano.

Muitos templos foram derrubados por falta de dinheiro para sua manutenção e outros se encontram abandonados, se deteriorando. Alguns desses templos são relíquias da arquitetura. Poucos obtêm nova utilidade, com um que virou parque de skate, no sul da Inglaterra, em Surrey. Barney White-Spunner preside uma entidade preocupada com a preservação dos templos falidos. Uma forma de evitar a degradação dessas instalações, segundo ele, seria a sua utilização para reuniões da comunidade ou como espaço para creches ou ainda locais de serviço público, como posto policial.

Como a rejeição à religião tende a prosseguir, White-Spunner sugeriu que os sacerdotes disponibilizem seus templos para outras crenças, de modo a garantir a utilização e manutenção das instalações. Trata-se de uma ideia difícil de ser aplicada, dado o caráter sectário das religiões. Os fiéis não aceitariam compartilhar seus locais de oração com seguidores de crenças adversárias. Não dá para imaginar anglicanos frequentando uma igreja católica.

Fonte: Paulo Lopes


Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!