Pesquisar no blog

terça-feira, 12 de março de 2013

Profissão: Psicopata!

PSICÓLOGO LISTA AS 10 PROFISSÕES QUE MAIS E QUE MENOS ATRAEM PSICOPATAS

Você já se perguntou se o seu colega de trabalho pode ser um potencial psicopata? Se a resposta for não, é preciso começar a pensar, principalmente se seus colegas são políticos, advogados, jornalistas e até CEOs (Chief Executive Officer). O psicólogo Kevin Dutton, autor do livro “The Wisdom of Psychopaths: What Saints, Spies, and Serial Killers Can Teach Us About Success”, listou as profissões que mais atraem os psicopatas e as que menos possuem profissionais com esse transtorno de personalidade, coforme publicado no site WND Health.

Dutton conta que psicopatas nem sempre são pessoas conturbadas e altamente perigosas, como muitos acreditam. “Quando psicólogos falam sobre o termo psicopatia, eles se referem às pessoas que têm um conjunto distinto de características de personalidade, que incluem itens como destemor, crueldade, capacidade de persuasão e falta de consciência e empatia”.
Por quê?
Assim que se pensa em carreiras que mais atraem os psicopatas, a primeira coisa que vem à cabeça é “por quê?”. Para o site Barking Up The Wrong Tree, as profissões que atraem essas pessoas requerem tomadas de decisões mais frias e objetivas e com muito poder. Por outro lado, as carreiras que precisam lidar com sentimentos e oferecem pouco poder não atraem em nada tais profissionais.
Veja abaixo as profissões que têm mais e menos psicopatas:
Mais psicopatas:

1. Diretor Executivo (CEO)

2. Advogados
3. Profissional de Rádio e TV
4. Vendedor
5. Cirurgião
6. Jornalista
7. Policial
8. Pastores e padres
9. Chef de cozinha
10. Funcionários públicos

Menos psicopatas:
1. Cuidador de idosos
2. Enfermeira
3. Terapeuta
4. Artesão
5. Estilista
6. Voluntários
7. Professor
8. Artista
9. Médico
10. Contador


Fonte: Yahoo!

NOTA: Um adendo. Nos meus anos ministeriais tenho visto que várias pessoas, com sinais de psicopatia, apesar de propósitos e "métodos" diferentes, têm algo em comum: valem-se muitas vezes de seu biotipo, para a exalação de sua frieza. São "falsas crianças", "idosos acima de qualquer suspeita", "respeitáveis homens e mulheres de bem", que têm manias, paranoias, complexos (muitas vezes, oriundos de traumas que não lhes permite ter uma visão clara e precisa da realidade), os quais, se combinados nas proporções certas, aliados a outras variáveis (oportunidade, negligência em se observar os sinais por parte dos que lhes estão próximos, juízo errado sobre sua pessoa), podem não apenas possibilitar-lhes as ocasiões que lhes são oportunas para agirem, como até lhes servem de incentivo. O psicopata pode "dar lucros" para uma determinada empresa, ou ser um excelente cirurgião, ou ainda um líder religioso (e como há líderes religiosos que são verdadeiros psicopatas). Mas, não nos esqueçamos que tais profissões, como as listadas acima, são parte de um universo que é muito complexo. Frequentemente ouvimos falar de médicos e enfermeiros que praticam deliberada e criminosamente a eutanásia, ou até assassinato mesmo, sem que isto lhes traga o menor arrependimento. Creio que o referido estudo tenha seu valor empírico, mas, como disse, o universo da psicopatia é muito complexo, com "exceções" que não podem simplesmente ser tratadas como "anomalias" quanto à uma suposta "regra". 

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!