Pesquisar no blog

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A analogia do Saci



DEUS NÃO EXISTE? OK. MAS.......

....Se falo seu nome, pelo menos tenho uma IDEIA dEle, assim como temos IDEIAS de personagens mítico-folclóricos, deuses e criaturas lendárias, como um unicórnio, sem precisarmos encontrá-los em nossa realidade sensível.

"Mas uma 'ideia' de Deus não implica sua existência, assim como a ideia de um saci-pererê não implica em sua existência".

Será que não?....

A diferença mais básica entre tais ideias consiste no conteúdo mental que lhes damos: o saci-pererê tem: cor, forma e conteúdo definidos. E tinha de ter, pois é, COMO COM T O D A S AS DEMAIS FORMAS IMAGINÁVEIS, DE DEUSES A CRIATURAS LENTÁRIAS, um ser limitado.

Há "infinitos" dentro do ilimitado, mas não há, necessariamente, ilimitação no infinito!

Se "Deus" não existe, então Ele estaria limitado pela existência!.... Mas, se assim for, então Ele não é Deus, posto que a definição de Deus (na perspectiva judaico-cristã) é a de um ser ilimitado. Ora, se penso em Deus, a sua prerrogativa básica de existência nos força a concluir que devo pensá-lo sem forma, sem qualquer tipo de limite, inclusive do tempo. Logo, pensar em Deus significa dizer que pensamos num ser que, necessariamente, tem de existir.

Dizer que "Deus não existe" é, portanto, o mesmo que pedir a alguém que "pronuncie todo o alfabeto, sem dizer uma única letra".

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!