Pesquisar no blog

domingo, 21 de julho de 2013

Lista de Schindler original está à venda no eBay

LISTA DE SCHINDLER ORIGINAL À VENDA POR 3 MILHÕES DE DÓLARES!

Um exemplar original da lista dos judeus que o alemão Oskar Schindler salvou do Holocausto está à venda no leilão do eBay, com uma licitação inicial de 3 milhões de dólares.
A lista dos 801 nomes dos judeus que Schindler "resgatou" da mais que provável morte está contida nas 14 páginas escritas à máquina pelo "braço direito" do industrial alemão, o judeu Itzhak Stern.
Segundo Gary Zimet, da "momentsintime.com", o sobrinho de Stern, que vive em Israel, "vendeu estes exemplares há uns três anos atrás ao actual dono, que as comprou como forma de investimento." Zimet não deu contudo detalhes acerca do actual detentor deste verdadeiro "tesouro histórico."


Zimet e o seu sócio decidiram leiloar esta raridade através da internet - neste caso a eBay - devido ao seu alcance planetário. "Este original extremamente raro da 'Lista de Schindler' é o único que alguma vez entrou no mercado," - informa a listagem do eBay. Há outros exemplares em museus em Israel e nos Estados Unidos.
Das originais 7 listas, só se conhecem actualmente quatro. Muitos dos descendentes das pessoas inscritas nesta lista vivem actualmente nos Estados Unidos, havendo muitos nomes certamente reconhecidos pelos nova iorquinos.
Na primeira página destes documentos está escrita a lápis a data de 18 de Abril de 1945. Apenas nomes de homens aparecem nesta lista dactilografada em língua alemã, bem como a data de nascimento e profissão de cada uma das pessoas. 

CENA DO FILME "A LISTA DE SCHINDLER"
O leilão terá início às 6 da tarde do dia 28 de Julho, e todos os interessados terão de ser previamente escrutinados para se conhecer bem as suas identidades.
Oskar Schindler é respeitado e honrado por ter salvo cerca de 1.200 judeus, empregando-os nas suas fábricas na Polónia durante a II Guerra Mundial. Schindler morreu na Alemanha em 1974, no anonimato, com a idade de 66 anos. 
OSKAR SCHINDLER


A sua história tornou-se mundialmente famosa através do épico filme "A Lista de Schindler", do judeu Steven Spielberg, em 1993. 
Schindler é hoje reconhecido em Israel como um dos "justos", ou seja: gentios que salvaram judeus do Holocausto, como é também o caso do português Aristides de Sousa Mendes, que, como cônsul português em Bordéus passou vistos a 30 mil pessoas, muitas delas judeus, para poderem fugir à mais que provável morte nos campos de morte da Alemanha nazi.

Um comentário:

Luciano Cbo Frio disse...

Parabéns pastor Artur e pessoal do Blog.
Gostei muito deste formato. Muito mais enxuto e a qualidade de sempre em suas postagens.

Ofertas Exclusivas!!!!