Pesquisar no blog

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Os aplausos do topo



Uso o livro de John R. Searle para um alerta e uma simples reflexão: teólogos......atentem um pouco mais às "outras vozes". Teologia, como qualquer ciência, limita-se, a priori, pela formulação e preceituação humanas. Não concordo com Searle..... mas por que preciso dizer o óbvio, mesmo aos que me conhecem? Primeiro, a questão não é 'conhecer o prof. Artur', é 'desconhecer Searle'!

Num país sem leitura, como o nosso, a manipulação mental produtora de "burrificação crônica" tem efeito piramidal: parece que, conforme sentimos, ao vermos uma pirâmide, temos a sensação de que é a ponta mais ascendente que "domina" a base, quando a verdadeira "glória" da construção não está em qualquer ponta, mas justamente na base. Nunca vi uma época tão burra como a nossa.... e é uma burrice perigosa...que nada produz, caminha "pelo contrário", é paradoxal mas continua a vangloriar-se do que não é, recusa-se a enxergar o mímimo que seja que possa retirá-la de sua zona de conforto. É minimalista e aprendeu a esconder-se por trás de doces palavras suaves politicamente corretas. É abrangentemente crônica: atinge muitos há muito tempo. 




Às vezes e nos mais variados círculos, sob aplausos alardeia sua ignorância e implacabilidade político-religioso-ideológica, contando também com a burrice dos que a aplaudem, além da covardia destes, pois em nome do politicamente correto, criaram o "espiritualmente correto": conjunto de normas burras para fazerem coro com muitos outros coros de práticas que, ao "setorizarem" um segmento intelectual como a teologia, fazendo-a expressar nada mais do que já foi dito, e com proponentes esforçando-se para serem aplaudidos por professarem o medíocre, o insípido, o tosco, aquilo que (no máximo) é óbvio, então alcançam o objetivo traçado pelos que estão no "topo da pirâmide" social-político-ideológica: todos só olham quem está em consonância com o topo... as pedras ao redor do piramidium (pedra principal do topo), apesar de serem talhadas e polidas para que se unam perfeitamente, nunca deixam de ser meras coadjuvantes, pois nada sustentam, a não ser o próprio piramidium.....quais fanáticos anônimos dando sua glória a quem, na verdade, só quer isso mesmo, glória e glória para si. 

Enquanto a verdadeira glória (social-político-ideológica) não está ali, mas nas "bases".... nas tradições e posturas que conservam o peso e o equilíbrio de toda a estrutura, sem os quais tudo desmoronaria. Enfim, a mando do "topo", aparentemente silencioso, quieto, humilde, em breve tudo o mais deverá ser coberto pela areia, para que restem apenas o topo.......... e os aplausos!



Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!