Pesquisar no blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ser, ter e almejar


Precisamos SER:

Mais amigos, mais companheiros, mais compassivos, mais crentes. O brasileiro em geral, e o nordestino em particular, são muito desconfiados..... mas "pra baixo". Explico: a desconfiança natural é uma coisa boa, mas, suspeitar que TUDO o que o outro diz ou faz é necessariamente mau, é coisa diabólica, demoníaca. Aí não é mais uma desconfiança sadia, não é mais um salvo-conduto da mente, que nos separa de crianças inocentes que creem em tudo o que veem e ouvem: é uma porta para a amargura que causa anarquia interior, desordem espiritual e psicológica e, por fim, frustração, depressão, solidão. Tudo isso, na maior parte das vezes, por um "preço" que não valeu nem a quinta parte do "produto"!! Cuidado, irmãos. "Sabedoria demais", esta vontade de ser "esperto" em tudo, sempre, nos leva soberba... e esta precede a ruína, conforme a Bíblia. Quem é esperto demais é "sabido", não sábio, e o "o problema do sabido é pensar que nunca é enganado".

Precisamos TER:

Mais calma, mais disposição, mais disciplina, mais respeito, mais reverência, mais temor a Deus. Vivemos na era da indiferença, o que gera, inevitavelmente, irreverência. O homem parece que, a cada dia, está mais "entregue a si mesmo", sem "eira nem beira", como se diz aqui, no Nordeste. Descontrolado, o ser social caminha para (paradoxalmente) a dessocialização como uma forma de civilidade... mas que demonstra-se, na prática, insustentável. Ninguém consegue viver civilizadamente incivilizado e, incivilidade é justamente o alvo de uma sociedade, cujos homens estão entregues a si mesmos. "Eu faço o que quero e só presto contas a Deus" - ouvi por aí esta semana. Creio que é uma forma leve, um eufemismo que quer dizer, na verdade, apenas a primeira parte: "Eu faço o que quero". A "calma" à qual me referi, acima, tem a ver conosco mesmo. Irreverência sempre vem acompanhada de afobação, impulsividade, inconsequência.

Precisamos ALMEJAR:

Ter paz com Deus, sempre. Isso significa ser amigo de Deus, servo, filho. Respectivamente, significa querer andar com ele, servi-Lo e amá-Lo como Pai. Deus tem o MELHOR para seus filhos, inclusive nas correções. Momentos de espera, dor, "muitos invernos e poucos verões", como dizia o saudoso Janires, devem ser de reflexão, introspecção positiva, para que possamos analisar as situações por pontos de vista que muitas vezes, no frenesi de nosso corre-corre, não veríamos. Isso aconteceu algumas vezes comigo; com certeza, já deve ter acontecido contigo, que lê estas linhas. Mais do que querer sair de um situação de incômodo, é perguntar a Deus o porquê de estarmos ali. Não devemos ter medo de querer ver propósito em tudo. Se temos um Deus infinito, que tem o controle de todas as coisas, as estabelece e cujos pensamentos "são mais altos do que os nossos, assim como os céus distam da terra", então temos que crer que Ele tem tudo planejado, mesmo que tenhamos uma infinidade de possibilidades de escolha (chames, se quiser, "arbítrio"). É nisso que está a perfeição de Deus: independentemente do caminho que tomemos, Ele sempre tem o controle. Almejemos, portanto, obedecê-Lo.

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!