Pesquisar no blog

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Desigrejismo


Discordo de um uso que se tem dado à palavra "desigrejado". Expressões de efeito, como "pessoas livres de ´currais´ denominacionais", "pessoas que acordaram/saíram da religiosidade", "pessoas que estão acima da questão religiosa" nada são, nada significam em si mesmas. Aliás, podem até confundir grandemente algumas pessoas que estão sinceramente procurando servir a Deus de todo o coração.

O fenômeno de desinteresse pela Igreja (como instituição) é muito mais complexo do que se pensa. Não são apenas os "escândalos" que afastam as pessoas, mas certas questões - como escândalos - são mais periféricas do que centrais. O que tem acontecido de fato é um entrelaçamento de circunstâncias, as quais culminam sempre no desinteresse total e completo pelo quesito "religiosidade do Cristianismo"... como se fosse possível dissociar o espiritual do religioso.

Pode até ser que se crie e, de fato, estão criando meios de haver conexões espirituais sem a maior parte dos aspectos religiosos. Mas, quaisquer práticas espirituais seguem o mínimo de orientação "religiosa", mesmo a mais singela e pessoal meditação espiritual que acontece por alguém sozinho dentro de um quarto. De modo que os "desigrejados" acabam, inevitavelmente, criando "comunidades" que, com o passar do tempo, para expressar sua espiritualidade exclusiva, formam uma aglomeração que mantém seus aspectos únicos e sua pragmática religiosa, mesmo que seu discurso se fundamente no princípio auto-refutável em que acreditam, isto é, que religião e espiritualidade não se misturam. Graças a Deus porque eles próprios, os que creem desta forma, perpetuam e insistem numa prática que, uma vez minimamente organizada, representa tudo quanto ela condena!!!

Sinceramente, não acho que sejam só escândalos e promessas que se revelam vazias, cujas ações temerárias destas causam ainda mais confusão e sofrimento por causa da situação e que, por isso, impulsione o desigrejismo. É por isso que convido-o(a) a CONGREGAR NA IEVCA, sim. Somos uma denominação com seus princípios próprios, mas que sabe dialogar com outras. Visite-nos, caso esteja sem igreja e quer mudar de ares. Não busco os "injustiçados da terra", como fez Absalão com Davi, seu pai. Mas, aproveito o mural aqui, no face, pra deixar este sinal de alerta: assim como "crente não significa 'salvo'", "desigrejados não significam necessariamente 'pessoas mais conscientes'", que deliberadamente utilizam-se de suas próprias experiências para denunciar o modus operandi de toda a religiosidade a que se opõem. Muitas vezes o desigrejismo se dá por problemas morais, confusões mentais, má formação de amizades, etc. E assim o movimento óbvio resultante da multidão de desigrejados, que cresce a cada dia, torna-se um contrassenso vivo, a mais notória e atraente "igreja" destes confusos tempos modernos.

HORÁRIOS DA IEVCA:
- Segundas: ORAÇÂO (19:30);
- Quartas: DOUTRINA (19:30);
- Quintas: REUNIÃO DE EVANGELISMO EM UR-7;
- Sábados: REUNIÕES DE HOMENS E MULHERES (19:00);
- Domingos: EBD E CULTO DE CELEBRAÇÃO (17:00 E 18:30, RESPECTIVAMENTE).
Convido-o(a) a conhecer a IEVCA - Igreja Evangélica Aliança.

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!