Pesquisar no blog

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Passo a passo


Alguns pontos, os quais gostaria de compartilhar com vocês... um pouco do que penso, passo a passo:

APOLOGÉTICA: Clássica (a de Agostinho, Norman Geisler, Josh McDowell e William L. Craig... dentre outros).

TEOLOGIA: Bíblica.

PASTOREIO E DOCÊNCIA TEOLÓGICA: Vocação! Vontade própria e habilidades humanas não produzem pastores, mas "profissionais da fé" ("políticos religiosos").
DETERMINISMO IRRESTRITO: Incoerente com o que nos diz a Escritura. Deus é posto inconsequentemente como autor de toda a espécie de males, o que se traduz em absurdo, pois condeno-O ao colocá-lO na posição de "causa eficiente do Mal e de todos os males", ao mesmo tempo em que O louvo por ser "perfeitamente bom". É irreconciliavelmente antibíblico.

LIBERTARIANISMO (RACIONAL): Falho e tendencioso à indulgência humana. Está claro que não há liberdade total da vontade, posto que, do contrário, não seríamos escravos do pecado (como somos). Contudo, ser "escravo" do pecado não significa racionalmente "demente" ou "incapaz". Significa que a inclinação natural do Homem é para o pecado, tendo este a liberdade pela Graça salvífica e restauradora em Cristo Jesus.

IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA ATUAL: Em termos gerais, extremamente carente da Graça e da renovação divinas. Majoritariamente composta de desconhecedores da Escritura, e cuja maior parte dos líderes tem mercadejado a fé.

NEOPENTECOSTALISMO: Pouco ou nada do Pentecostalismo. Sem comentários....
DONS DO ESPÍRITO SANTO: Vigentes e mais necessários que nunca!

FILOSOFIA: Mal compreendida, portanto geralmente mal falada e mal vista. Algo quanto a isso tem mudado lentamente.

INTELECTUALISMO CRISTÃO: De um modo geral, medíocre (mediano), inexpressivo e insípido. Muitas palavras com 'mais do mesmo'. Apesar de nossa diversidade cultural, praticamente não temos produzido intelectuais de relevância teológica em nenhuma das principais áreas do saber moderno.
TEOLOGIA BRASILEIRA: Nanica, quando muito. Completamente não-original.

PRÁXIS CRISTÃ: Há um tremendo e paradoxal abismo separando os discursos das práticas. Exemplo: hoje, uma "moda" evangelical é "vangloriar-se da própria piedade", ou "exaltar a própria humildade". De um modo geral, o "amor" é só de boca. A maioria de nós diria que "o *mendigo Lázaro é um amaldiçoado carente de Cristo", enquanto "o *rico ímpio é um bem-aventurado, por permitir que Lázaro coma das migalhas de sua mesa". (*Personagens de uma história de Jesus, no Evangelho de Lucas).

HERMENÊUTICA ATUAL: Tornou-se normalnente confusa. Devedores de grandes intérpretes do passado, construímos algo mais parecido com uma colcha de retalhos do que um edifício sólido. Muitas correntes levando 'do nada a lugar nenhum' e produzindo mais "papagaios hermeneutas" do que estudiosos sérios e cônscios das implicações e limites de nossas escolas interpretativas.

LIVROS RECOMENDADOS: Uma infinidade. Há os que informam, há os que além de informar, também formam, e há os que desinformam. Qualquer lista não seria exaustiva. Alguns (poucos) exemplos dos que não devem faltar nas bibliotecas de estudantes (Teologia, História, Filosofia e Conhecimentos Gerais): "Metafísica" e o "Organon" (Aristóteles); "Teologia Bíblica" (Geerhardus Vos); "Teologia Sistemática" (Wolfhart Pannenberg); "Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica" (Alister McGrath), "Teologia Sistemática Exaustiva" (Wayne Grudem); "Teologia Sistemática" (Norman Geisler. 2 Volumes); "História da Literatura Cristã Primitiva" (Phillip Vielhauer); "O Ente e a Essência" (Tomás de Aquino); "Institutas da Religião Cristã" (João Calvino); "Filosofia para Entender Teologia" (Diogenes Allen e Eric Springstead); "Há um Significado neste Texto?" (Kevin Vanhoozer); "Uma Nova História do Pensamento Ocidental" (Anthony Kenny. 4 Vols); "Os Intelectuais" (Paul Johnson); "O Império Retórico" (Chaïm Perelman); "Filosofia e Cosmovisão Cristã" (William L. Craig e Peter Bochinno); "Comentário de João" (Hendriksen); "Ele Andou Entre Nós" (Josh McDowell); "Paulo: Sua Vida, Cartas e Teologia" (F. F. Bruce); "Confissões" (Agostinho); "Teologia Patrística" e "Teologia Medieval" (Etiene Gilson); "História de Israel" (Samuel Shultz); "À Sombra do Templo" (Oscar Skarsaune); "Jesus e os Evangelhos" (Craig Bloomberg); "Considerações acerca do Entendimento Humano" (David Hume); "Manual de Exegese" (Uwe Wegner, para se conhecer o método "histórico-crítico"); "A Epopeia do Pensamento Ocidental" (Richard Tarnas); "Os Filósofos" (Rossano Pecoraro. 3 Volumes); "A Alma da Ciência" (Nancy Pearcey); "Darwin no Banco dos Réus" (Phillip E. Johnson); "O Caminho da Filosofia" (Wolfgang Röd. 2 Volumes); "Aristóteles em Nova Perspectiva" (Olavo de Carvalho); "As Fundações do Pensamento Político Moderno" (Quentin Skinner).....

"PREDESTINAÇÃO" OU "LIVRE-ARBÍTRIO"? Nenhum dos dois. Sou rubro-negro (Sport)....rs. Filosoficamente, esta dualidade não tem sentido em Deus: Ele "decide, sendo livre" e "é livre, decidindo". Em relação às criaturas, se vc privilegia demasiadamente um dos lados, cria distorções que a própria Teologia não será capaz de elucidar!

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!